ESMPU se torna membro da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, rede conta com sistema que inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa e polos tecnológicos
publicado: 06/09/2023 14h07 última modificação: 06/09/2023 14h07
ilustração

Cooperar, colaborar e trocar experiências, reforçando o compromisso com a inovação em prol do acesso e da disseminação do conhecimento, estão entre os objetivos mapeados para aprimorar a atuação e a oferta de serviços da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Nesse sentido, a instituição passa a ser o mais recente membro da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com atuação nas áreas de educação, pesquisa e desenvolvimento.

O processo de adesão foi conduzido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da ESMPU, e, de acordo com o secretário da STI, Rajiv Geeverghese, a filiação chega com o intuito de proporcionar acesso à infraestrutura de rede de alta capacidade, além de serviços e soluções avançadas. “Essa integração oferece a oportunidade de colaboração com instituições de renome no campo do ensino e pesquisa, possibilitando o aprimoramento dos serviços prestados pela Escola”, reforçou.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – Criada em 1989, a RNP foi pioneira no Brasil ao implementar a primeira rede acadêmica de âmbito nacional, operando uma infraestrutura de redes avançadas para a interligação de instituições de ensino e pesquisa em todo o território nacional. Ao longo dos anos, a organização ampliou sua atuação, proporcionando não apenas a infraestrutura de rede, mas também serviços digitais avançados e promovendo ações de fomento à pesquisa em tecnologias de informação e comunicação (TICs).

Atualmente, o sistema da rede inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos, beneficiando cerca de 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros.