ESMPU sedia 1º Encontro Nacional de Sustentabilidade e Logística

Evento, promovido pela Procuradoria-Geral da República (PGR), vai até quinta-feira (15/9). Ao final, será elaborado o Plano de Logística Sustentável
publicado: 12/09/2022 18h35 última modificação: 12/09/2022 18h36
Foto: Divulgação/ESMPU

Secretários regionais e estaduais do Ministério Público Federal (MPF), além de integrantes da Secretaria de Administração da PGR, participam, de 12 a 15 de setembro, do 1º Encontro Nacional de Sustentabilidade e Logística, na sede da Escola Superior do MPU (ESMPU), em Brasília. O objetivo é compartilhar boas práticas, debater sobre inovações sustentáveis e, a partir de um trabalho colaborativo, iniciar a elaboração do Plano de Logística Sustentável do MPF.

Nesses dois primeiros dias, o evento será transmitido pelo Zoom (primeiro dia e segundo dia). Os dois últimos serão restritos para a elaboração do Plano de Logística Sustentável e debates internos. A programação do encontro prevê a apresentação do novo Mapa Estratégico (2022-2027), como mecanismo de fortalecimento da gestão sustentável do MPF, e a exposição sobre licitações sustentáveis sob a ótica do TCU.

“A sustentabilidade é um tema central da agenda pública e privada, de extrema importância e oportunidade em razão do contexto que vivemos de escassez de recursos renováveis. Temos visto ofensas sistemáticas à natureza. O mundo está passando por mudanças climáticas aceleradas e precisamos fazer a nossa parte”, disse o diretor-geral da ESMPU, Alcides Martins, na abertura do evento. Ele ressaltou que a atividade reflete os objetivos da ESMPU de oferecer capacitação técnica-profissional a membros e servidores para que o Ministério Público possa cumprir a sua honrosa missão.

Sobre a promoção de sustentabilidade ambiental da Escola, Martins destacou que a instituição adotou, em 2022, o uso da energia solar fotovoltaica em complemento ao padrão elétrico. Foram instalados 203 painéis solares que podem produzir cerca de 80 kWp (quilowatt pico) no período de maior insolação, o que representa uma economia de, aproximadamente, 30% ao mês.

O secretário de Administração da PGR, Djalma Leandro Júnior, destacou as mudanças profundas ocorridas nos últimos anos em virtude do novo marco normativo da Lei de Licitações e da pandemia, que geraram demandas cada vez mais elevadas da Administração Pública. Ele citou avanços institucionais como o Almoxarifado Virtual e as melhorias no sistema de gestão administrativa, que permitem o acompanhamento e a gestão de risco.

“Sustentabilidade e logística caminham juntos”, disse o chefe de gabinete da Secretaria-Geral do MPF, Cleuber Delano. Ele lembrou que a preocupação com o tema não é recente, mas ações para efetivá-lo no MPF, sim. Ainda em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a Agenda 2030, um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas; e a política ESG – sigla em inglês para environmental, social and corporate governance – para orientar empresas, investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade. “Desse encontro, vão sair ideias frutíferas para que o MP possa dar a sua contribuição nesse tema”, acrescentou.

Confira a íntegra da programação

1º Encontro Nacional de Sustentabilidade e Logística do MPF
Dias: 12 a 15 de setembro