ESMPU sedia próxima edição do CNMP Talks “Combate ao discurso de ódio"

Seminário presencial será realizado em 12 de dezembro, das 14h às 18h. Atividade é aberta ao público externo. Inscrições vão até 6/12. Haverá transmissão pelo YouTube
publicado: 25/11/2022 19h34 última modificação: 29/11/2022 17h30
Ilustração

[Atualizado em 29.11.2022] Estão abertas as inscrições, até as 12h de 6 de dezembro, para participar presencialmente do seminário "CNMP Talks: combate ao discurso de ódio", que será realizado em 12 de dezembro, das 14h às 18h, na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A iniciativa é fruto de acordo assinado pelo Conselho Nacional do MP (CNMP) e pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), instituição parceira na atividade. Haverá transmissão no YouTube pelo canal da ESMPU.

Os interessados podem se inscrever para participar presencialmente (há limite de vagas) ou a distância (vagas ilimitadas). O evento híbrido terá duração de 4 horas-aula e participação presencial e virtual de expositores. O objetivo é contribuir para o esforço nacional de combate ao discurso de ódio. Além disso, busca-se capacitar os participantes para que identifiquem o que vem a ser discurso de ódio e utilizem mecanismos de combate e mitigação, com uma especial atenção às vítimas.

A orientadora pedagógica é a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) Juliana Nunes Felix, membra auxiliar no CNMP. A atividade terá como expositores os acadêmicos Alexandre Pacheco da Silva e Daniel Sarmento, o advogado Rony Vainzof e o psiquiatra Telmo Kiguel. Entre os tópicos que serão debatidos estão a relação do discurso de ódio com temas como conceito jurídico e tipificação penal; internet e redes sociais; raça, gênero, etnia e religião; e psicologia das condutas discriminatórias.

Vagas – São oferecidas 150 vagas para a participação presencial, distribuídas entre membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP, além do público externo. Os candidatos serão selecionados por meio de classificação. Terão preferência aqueles que atuem em matéria relacionada ao tema do curso e que não tenham participado de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU no ano letivo. Não haverá pagamento de bolsa-capacitação e passagens para os discentes selecionados.

Projeto – O CNMP Talks é uma ferramenta criada no âmbito do Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas com o intuito de apresentar temas de valor social e de impacto positivo no atendimento à vítima no Brasil. O protocolo firmado entre o CNMP e a Conib visa contribuir com o esforço nacional de combate ao discurso de ódio, por meio da coordenação e execução de trabalhos conjuntos.

Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Seminário presencial "CNMP Talks: combate ao discurso de ódio"
Inscrição: até as 12h de 6 de dezembro para participação presencial (inscreva-se) ou até as 12h de 12 de dezembro para participação online (inscreva-se)
Período de realização: 12 de dezembro, das 14h às 18h
Vagas150 vagas presenciais e ilimitadas online