Notícias

ESMPU seleciona pareceristas para Boletim Científico

Inscrições podem ser feitas até 22 de março. Atividade não gera direito a remuneração ou vantagem pecuniária, sendo considerada prestação de serviço voluntário relevante à ESMPU, com objetivo educacional e científico
publicado: 07/03/2024 18h53 última modificação: 17/04/2024 14h52
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) seleciona acadêmicos do Direito e de áreas afins para integrar o corpo de pareceristas da edição 61 do Boletim Científico da instituição. Os selecionados serão responsáveis pela análise dos artigos no sistema double-blind peer review, conhecido como avaliação duplo-cega, em que os textos são avaliados por dois pareceristas externos, mantendo-se o anonimato das partes envolvidas. As inscrições podem ser feitas até 22 de março, conforme edital de chamamento público. Clique e confira.

A pessoa interessada deve enviar pelo e-mail publicacao@escola.mpu.mp.br as seguintes informações: nome completo, titulação acadêmica, instituição profissional ou acadêmica a que se vincula, país, endereço eletrônico e telefone para contato, área de interesse, link do currículo Lattes, endereço para correspondência convencional e idioma apto para avaliação. O resultado será divulgado até o dia 29 de março.

Requisitos – O parecerista deve possuir título de especialista, mestre ou doutor em Direito ou área afim, além de currículo atualizado na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cabe ao parecerista prezar pelo atendimento às diretrizes éticas institucionais, nacionais e internacionais, bem como às melhores práticas no processo de editoração e publicação de artigos científicos, no intuito de garantir a honestidade e a integridade acadêmica.

O exercício da atribuição não gera direito a remuneração ou a qualquer vantagem pecuniária, sendo considerado prestação de serviço voluntário relevante à ESMPU, com objetivo educacional e científico. Cada parecerista receberá uma declaração pela função acadêmica desempenhada, o que caracteriza produção técnica.

Processo de avaliação – Os trabalhos serão distribuídos de acordo com o escopo do periódico e com a temática correspondente à formação acadêmica e especialidade do parecerista, que deve possuir nível acadêmico igual ou superior ao do autor. O parecer deve ser emitido no prazo de até 15 dias úteis.

Caberá ao parecerista avaliar os trabalhos, entre outros fatores, quanto à relevância institucional, à abrangência e ao interesse geral, à consistência e ao rigor do conteúdo científico, à atualização temática e bibliográfica, à contribuição para o campo de conhecimento, ao potencial de reflexão sobre a realidade jurídica.

Boletim Científico – O Boletim Científico ESMPU destina-se à publicação de artigos que versem sobre matéria jurídica ou afim e à disseminação de conhecimento interdisciplinar de relevância, com o propósito de desenvolver o pensamento jurídico no País e aperfeiçoar profissionais do Ministério Público brasileiro. A publicação tem periodicidade semestral e veiculação digital no portal da ESMPU.

Confira a íntegra do chamamento público.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300