ESMPU tem novo secretário de Educação, Conhecimento e Inovação

Procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva foi designado pela Portaria ESMPU n. 244/2023, publicada nesta quinta-feira, 19 de outubro
publicado: 19/10/2023 17h36 última modificação: 19/10/2023 17h43
Ilustração

A diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Denise Abade, designou o procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva como secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da instituição. A Portaria ESMPU n. 244/2023 foi publicada nesta quinta-feira (19/10) no Diário Oficial da União (DOU).

Carlos Bruno é doutor e mestre em Direito Constitucional pela Universidad de Sevilla (2008) e pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), respectivamente. Em 2020, realizou estudos de pós-doutoramento, na Universidade de Lisboa, em Direito Europeu e Direito Constitucional, sob a orientação da juíza Ana Maria Guerra Martins, da Corte Europeia de Direitos Humanos. Esse trabalho resultou no livro “Cooperação penal e proteção de dados – A entrada como terceiro país nas agências criminais europeias (Eurojust e Europol)”, publicado neste ano. Além disso, foi pesquisador-visitante no Instituto Max-Planck de Direito Público comparado e Direito Internacional, em Heidelberg.

O procurador também ocupou os cargos de secretário-adjunto de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República (2014-2019) e membro auxiliar da Corregedoria Nacional do CNMP (2013-2015). Tem experiência nas áreas de Direito Internacional, Constitucional e Ambiental, com ênfase em Cooperação Jurídica Internacional, Proteção de Dados Pessoais, Direitos Fundamentais e Estado Democrático de Direito.

Integrante da comunidade acadêmica da ESMPU, como docente e discente, Carlos Bruno afirmou ser uma honra ter a responsabilidade de atuar na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão. “A Escola é o instrumento primordial de formação e atualização de membros e servidores. É um ambiente indispensável para uma interação entre a prática e a teoria e em prol do alcance dos objetivos constitucionais do Ministério Público e dos nossos compromissos com a sociedade brasileira”, destacou.

Secin – A Secretaria de Educação, Conhecimento e Inovação (Secin), que passa a ser conduzida por Carlos Bruno, é responsável pela coordenação e pelo gerenciamento das ações de planejamento acadêmico; dos serviços de ingresso, atendimento ao corpo acadêmico, registro acadêmico e avaliação da atuação acadêmica; e dos atos de desenvolvimento científico. A unidade também cuida do planejamento estratégico institucional; do fomento da cultura de inovação; da direção dos serviços informacionais; e da elaboração da proposta orçamentária anual das atividades acadêmicas.