ESMPU utilizará o domínio “.mp.br”

A partir do dia 28 de junho, endereço do portal da ESMPU será “escola.mpu.mp.br”. Demais sítios e serviços da instituição também seguirão novo formato. Mudança visa atender a Resolução n. 91/2013 do CNMP, que estabelece a utilização do novo domínio em substituição ao “.gov.br”.
publicado: 25/06/2013 14h32 última modificação: 31/03/2017 17h26

A partir da próxima sexta-feira, 28 de junho, o site da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) terá novo endereço: escola.mpu.mp.br. A mudança visa atender a Resolução n. 91/2013, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que estabelece a utilização do domínio “.mp.br”, em substituição ao “.gov.br”, para todos os sítios eletrônicos do Ministério Público.

Para facilitar ao cidadão o acesso às informações, a Escola modificou também sua identificação no endereço, trocando a sigla “esmpu” pelos termos “escola.mpu”. A modificação visa cumprir o disposto no parágrafo único do art. 4º da Resolução do CNMP, que determina o uso da nomenclatura de forma clara e intuitiva.

Além do portal da ESMPU, os demais sites e serviços vinculados à instituição, tais como o Boletim Científico ESMPU, o Fiscalize Também, o Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário e os sistemas de inscrições, terão seus endereços alterados. Por exemplo, para acessar o recém-criado hot site da campanha “Fiscalize Também”, os usuários deverão digitar na barra de endereços do navegador a sequência fiscalizetambem.escola.mpu.mp.br.

Os endereços de correio eletrônico da Escola também seguirão o novo formato. O Núcleo de Atendimento ao Usuário da ESMPU, por exemplo, receberá mensagens pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

A partir de 28 de junho, todos os acessos que utilizarem os antigos endereços serão redirecionados para o novo domínio. No caso do portal da ESMPU, ao digitar “www.esmpu.gov.br” ou “esmpu.gov.br”, o usuário visualizará uma página com a logomarca da instituição, tendo em destaque a mensagem “Nosso endereço mudou”, o novo endereço “escola.mpu.mp.br” e um pequeno texto a respeito do redirecionamento, que ocorrerá em 10 segundos.

Os e-mails encaminhados para o domínio antigo também serão redirecionados. Esse serviço, no entanto, será feito por tempo determinado, até que os usuários familiarizem-se com o novo formato de endereço. Portanto, o ideal é que nas comunicações endereçadas à Escola o remetente prefira sempre utilizar, após o “@”, o complemento “escola.mpu.mp.br”.

Clique aqui para ler a Resolução CNMP n. 91/2013.