Espaço Cultural: exposições de Berna Reale e Douglas Fischer podem ser conferidas até 31 de maio

Espaço reexibe, ainda, Projeto UISM Audiovisual, de Fernando Henrique Fernandes, selecionado para o TEDxESMPU 2022
publicado: 21/03/2023 09h28 última modificação: 21/03/2023 09h28
Ilustração

O Espaço Cultural da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) ampliou, até 31 de maio, a exposição dos artistas Berna Reale e Douglas Fischer. O projeto UISM Audiovisual, de autoria de Fernando Henrique Fernandes, selecionado para o TEDxESMPU 2022, também será reexibido no período. Acesse o catálogo do Espaço Cultural.

Sobre os artistas – A perita criminal paraense Berna Reale iniciou sua carreira artística na década de 1990, explorando o próprio corpo como elemento central da produção de suas performances, fotografias e vídeos. As obras são marcadas pela abordagem crítica dos aspectos materiais e simbólicos da violência e dos processos de silenciamento na sociedade. Os trabalhos selecionados para a exposição são “Palomo”, “Ginástica da Pele”, “Americano”, “Camuflagem” e obras diversas de “Agora: Right Now”. As obras trazem imagens e críticas sobre o sistema de segurança e de justiça.

O procurador regional da República Douglas Fischer é fotógrafo amador e integrante do Fotoclube Porto-Alegrense. Suas exposições fotográficas já rodaram Brasil, Argentina, Estados Unidos, Portugal e, em breve, estarão em Dubai. A ESMPU recebeu o trabalho “Places”, uma coletânea com imagens dos cinco continentes conhecidos, mas não tão conhecidos assim, em uma perspectiva diferenciada, confundindo real e virtual, passado e futuro.

Projeto UISM Audiovisual – O “UISM Audiovisual”, de Fernando Henrique Fernandes, é um projeto desenvolvido na Unidade de Internação de Santa Maria, no Distrito Federal, em que, os jovens desenvolvem conhecimentos técnicos nas áreas de escrita poética, roteiro, atuação, fotografia, filmagem, criação musical e utilização de softwares de edição, por meio da realização de oficinas. O trabalho se apresenta como possibilidade de profissionalização, além de contribuir para a reflexão da medida socioeducativa vivenciada.

Espaço Cultural – O espaço cultural da ESMPU foi inaugurado durante o TEDxESMPU, um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo, ocorrido em 23 de novembro de 2022. A demanda por um espaço cultural próprio emergiu como resultado de pesquisa feita por meio do estudo de design etnográfico, em 2021, com o intuito de diversificar ideias e linguagens, além de possibilitar a integração entre membros e servidores e entre Ministério Público e sociedade em um ambiente lúdico e reflexivo.

Confira o catálogo do Espaço Cultural da ESMPU.