Notícias

Especialistas discutem estratégias de prevenção e redução da criminalidade

Atividade acadêmica reuniu integrantes do sistema de Justiça para tratar de políticas de segurança orientadas por dados e integração institucional
publicado: 25/08/2026 17h11 última modificação: 25/08/2026 17h46
Foto: Divulgação/ESMPU

Foto: Divulgação/ESMPU

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realiza, nesta terça-feira (25), das 9h às 17h, o webinário “Segurança pública em debate: experiências exitosas e o papel do Ministério Público”. A atividade acadêmica reúne integrantes do sistema de Justiça para discutir experiências de redução da criminalidade, produção e integração de dados, prevenção do feminicídio, atuação institucional e enfrentamento da letalidade policial. Assista ao webinário.

Na abertura, a promotora de Justiça do MPDFT Andréa Bernardes de Carvalho, orientadora pedagógica da atividade, destacou o quão relevante é entender os fatores relacionados à redução dos crimes contra a vida no Distrito Federal. De acordo com o Atlas da Violência 2026, os homicídios no DF caíram 62% entre 2014 e 2024, passando de 843 registros para 308.

“Mais do que simplesmente conhecer esses números, pareceu-nos importante compreender o que existe por trás deles: quais políticas públicas foram implementadas, qual a importância da produção e da análise de dados e como ocorre a integração entre as diferentes instituições”, pontuou.

Primeiro painel – Em sua apresentação, o promotor de Justiça do MPDFT Raoni Parreira Maciel falou sobre o “Projeto Verum: Inteligência de Dados para a Segurança Pública”, que utiliza inteligência e cruzamento de dados para aprimorar o combate aos crimes contra a vida e otimizar a apuração de homicídios. “O Ministério Público é o único elo entre uma polícia que está investigando e o Poder Judiciário que vai julgar”, destacou.

Também participou do painel a promotora de Justiça do MPDFT Thaís Freire da Costa Flores, que ressaltou a importância da compilação e da qualificação do banco de dados para a atuação estratégica do órgão. "O MPDFT, a partir das Promotorias de Justiça do Tribunal do Júri, alimenta esse banco de dados. Isso traz a possibilidade de entender a motivação desses crimes e o perfil da vítima, do autor e dos meios empregados, permitindo qualificar nossa atuação finalística e subsidiar a formulação de políticas públicas", acrescentou.

Segundo painel – O segundo painel teve como tema “Monitoramento da violência: dados e resultados na segurança pública no DF”, com o delegado da PCDF Marcelo Zago Gomes Ferreira, que defendeu o uso estratégico das informações para antecipar situações de risco de feminicídio. “Esses números não são só números. Na verdade, eles são estratégias para que consigamos salvar vidas”, destacou.

Terceiro painel – O terceiro painel abordou a redução da violência no Distrito Federal, com o subsecretário de Gestão da Informação da Secretaria de Segurança Pública do DF, George Estefani de Souza do Couto. “O grande desafio da informação é subsidiar o planejamento operacional a partir da compreensão das bases construídas pelo Estado”, disse.

No período da tarde, a programação continua com mais três painéis sobre governança e integração; o papel do Ministério Público no enfrentamento da letalidade policial; e os desafios estratégicos e perspectivas da segurança pública.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300