Especialização “Globalização, Justiça e Segurança Humana”: inscrições prorrogadas

Além da prorrogação, a ESMPU ampliou o público-alvo da atividade, estendendo a participação aos servidores do MPU que possuam diploma de nível superior. Novo prazo segue até as 23h do dia 19 de agosto. Aulas iniciam em 29 de agosto.
publicado: 12/08/2011 15h03 última modificação: 31/03/2017 17h29

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) prorrogou até as 23h do dia 19 de agosto o prazo para inscrição no Curso de Especialização “Globalização, Justiça e Segurança Humana”. Além disso, ampliou o público-alvo da atividade. Com a mudança, poderão participar do curso os servidores do MPU (ocupantes de cargos efetivos ou comissionados) que possuam diploma de nível superior.

Iniciativa da ESMPU em parceria com a Universidade de Bochum (Alemanha) e a Universidade de Joanesburgo (África do Sul), o curso terá carga horária de 370 horas-aula e duração de três semestres, com início em 29 de agosto. A atividade é gratuita e será ministrada na modalidade semipresencial, com 100 horas de aulas presenciais em Brasília (uma semana em cada semestre) e 270 horas distribuídas na etapa a distância, realizada no ambiente virtual de aprendizagem da Escola. Para participar da atividade, o candidato deverá ter proficiência na língua inglesa. A seleção será feita por análise curricular.

Estão disponíveis 50 vagas, distribuídas entre membros e servidores do MPU e representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Defesa (sendo uma delas para o Centro de Inteligência do Exército – CIEx), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), da Controladoria Geral da União (CGU) e da Cruz Vermelha Internacional.

As inscrições deverão ser feitas somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Caso não possua cadastro na ESMPU, o interessado deverá clicar na opção “Cadastre-se”, no menu à esquerda da página. Após efetivar a inscrição, o candidato deverá encaminhar currículo para o endereço eletrônico inscricoes@escola.mpu.mp.br ou para o fax (61) 3313-5170, mencionando o nome do curso. O resultado do processo seletivo e a convocação para matrícula serão divulgados no portal da Escola no dia 23 de agosto, a partir das 15h.

Programação – Com abordagem multidisciplinar, o curso estudará os desafios e as oportunidades que o fenômeno da globalização oferece à disseminação de valores políticos universais, como o estabelecimento de um espaço global democrático de distribuição de riquezas, a segurança internacional, a contenção de conflitos com reconciliação e preservação dos direitos das vítimas, além da garantia plena dos direitos humanos fundamentais por todos.

O objetivo é capacitar profissionais para tratar de problemas complexos relacionados à globalização e delinear conhecimentos sobre o direito internacional em campos sensíveis para a paz global. O programa abrangerá disciplinas como direito internacional público, economia e relações internacionais.

No primeiro semestre, as aulas acontecem entre 29 de agosto e 20 de dezembro deste ano. O segundo semestre vai de 26 de março a 27 de julho de 2012 e o último semestre será realizado de 20 de agosto a 20 de dezembro de 2012.

Outras informações podem ser obtidas no edital de abertura de inscrições (clique aqui) ou com a Central de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelos telefones (61) 3313-5165 ou (61) 3313-5124.