Está no ar! Assista às palestras do TEDxESMPU 2022

Quatorze speakers passaram pelo palco do TEDxESMPU em 23 de novembro de 2022. Agora, as palestras estão disponíveis para você assistir quando e onde quiser
publicado: 06/02/2023 15h35 última modificação: 06/02/2023 15h46
Ilustração

Que dia! O TEDxESMPU marcou a história da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A instituição foi a primeira unidade ministerial a sediar um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo. Com o tema âncora “De volta para o futuro”, o encontro contou com várias manifestações culturais – arte, música, dança, performance – e novas ideias, que se espalharam como fagulha para despertar a reflexão e transformar o mundo em um lugar melhor.

As palestras estão disponíveis no site do TEDxESMPUna plataforma e no canal do YouTube do TEDx Talks para você assistir quando e onde quiser. Histórias de superação, quebra de paradigmas, futuros possíveis, reconstrução, inspiração. Discussões sobre gênero, raça e desigualdade também foram pauta das reflexões. Uma verdadeira metanoia!

Speakers – Os speakers, escolhidos por edital e convidados, trouxeram novas vozes e olhares e conexão com a realidade contemporânea. Foram eles: o diplomata Adam Jayme de Oliveira Muniz, a promotora de Justiça Ana Tereza Ribeiro Salles Giacomini, a servidora pública Anna Carolina Ferreira da Rocha, a juíza Flávia Martins, a arquiteta e urbanista Gabriela Bílá, o empreendedor Gino Terentim, o psiquiatra Jorge Forbes, a escritora Luciene Vignoli Muller, a professora de Direito Marilda Silveira, os promotores de Justiça Heleno Ribeiro Pereira Nunes Filho e Henrique Nogueira Macedo, a procuradora da Fazenda Nacional Herta Rani Teles Santos, a chef Renata Carvalho e o gestor público Ricardo de Lins e Horta. Confira minibiografia dos selecionados.

TED e TEDx – Do acrônimo technology, entertainment and design, o TED é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de disseminar ideias por meio de conversas (talks). O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, nos Estados Unidos. Com o espírito de espalhar “ideias que merecem ser compartilhadas”, surgiu, em 2009, o programa de eventos locais, TEDx, organizado autonomamente. O TEDxESMPU tem como organizadora licenciada a assessora-chefe de Estratégia e Inovação, Lígia Maria Lopes Reis, e como coorganizador o consultor Caetano Tona.

Confira a íntegra de cada palestra:

Adam Jayme de Oliveira Muniz – A Diplomacia e as relações virtuais
Ana Tereza Ribeiro Salles Giacomini – A escuta com presença para gerar memória e justiça
Anna Carolina Ferreira da Rocha – Pessoas com doenças raras: nada sobre elas, sem elas
Flávia Martins – Um corpo negro antecede qualquer fala
Gabriela Bilá – Como a sua cidade facilita os seus encontros?
Gino Terentim – Como superar paradigmas que protegem e limitam sua vida
Heleno Ribeiro Pereira Nunes Filho – Construindo a inovação no poder público
Henrique Nogueira Macedo – Como a sociedade pode ajudar na ressocialização de detentos
Herta Rani Teles Santos – A mudança vem de muitas vozes