Evento virtual discute combate à exploração sexual, ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo

Inscrições podem ser feitas até 9 de novembro. Capacitação será realizada nos dias 13 e 14 de novembro por meio de plataforma de videoconferência
publicado: 11/10/2023 10h27 última modificação: 16/10/2023 13h42
Ilustração

O aprimoramento das investigações e a compreensão das conexões que envolvem o tráfico de pessoas, a exploração sexual e o trabalho em condições análogas à escravidão serão discutidos no webinário “Exploração sexual, tráfico de pessoas e trabalho análogo ao escravo: pontos de conexão e fluxo de atuação”. O evento será realizado na modalidade on-line síncrona, por meio de plataforma de videoconferência, nos dias 13 e 14 de novembro, das 9h30 às 18h no primeiro dia; e das 9h30 às 12h no segundo. Inscreva-se.

São ofertadas 290 vagas. Com 9 horas-aula, a atividade tem como público-alvo membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais, do CNMP, e da magistratura do Trabalho. A capacitação tem o objetivo de compreender os pontos de interseção e o fluxo de atuação entre o tráfico de pessoas, o trabalho escravo e a exploração sexual, a fim de combater essas práticas e articular o atendimento às vítimas.

O evento é promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em parceria com o Comitê Nacional do Ministério Público de Combate ao Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Conatetrap) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e a Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT).

Programação – A abertura do webinário contará com a participação do diretor-geral da ESMPU, Alcides Martins; do diretor-geral adjunto, Manoel Jorge e Silva Neto; do procurador-Geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira; dos ministros do TST Maurício Godinho Delgado e Augusto César Leite; e do presidente Conatetrap, Ângelo Fabiano Farias da Costa.

No primeiro dia, os palestrantes serão o ministro do TST Augusto César Leite de Carvalho, a procuradora do Trabalho Lys Sobral, a procuradora do Trabalho Tatiana Bivar e o procurador da República Renan Paes. O segundo dia de evento terá a participação do delegado federal Cristiano Eloi e da procuradora do Trabalho Andrea Gondim.

Para mais informações, consulte o edital, o edital retificado e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Webinário “Exploração sexual, tráfico de pessoas e trabalho análogo ao escravo: pontos de conexão e fluxo de atuação”
Inscrição: até as 12h de 9 de novembro (inscreva-se)
Período de realização: 13 de novembro, das 9h30 às 18h; e 14 de novembro, das 9h30 às 12h
Realização: plataforma de videoconferência