Notícias
Exposição Raízes recebe visita de estudantes da rede pública do DF
Cerca de 40 estudantes do Centro de Ensino Médio n. 1 de Brazlândia (CEM), entre 15 e 18 anos, visitaram, nesta quinta-feira (10), a exposição Raízes – Reflexos da Natureza, um passeio à diversidade da cultura e da história do Brasil.
A tarde contou com programação variada, em que os alunos apreciaram obras de cores vibrantes, formas expressivas e temáticas profundamente ligadas às raízes brasileiras, participaram de um debate com membros e servidores do MPU sobre as obras e os autores da mostra e assistiram ao documentário “As várias vidas de Tânia”, artista homenageada na exposição. A servidora da ESMPU Maisa Pereira conduziu as atividades de interação com os jovens e falou sobre a importância desse tipo de ação para o reconhecimento dos artistas e da cultura brasileira.
A procuradora da República e vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Luciana Loureiro, destacou a relevância da atividade cultural da ESMPU na promoção de direitos ao valorizar o espaço público. “A iniciativa pode despertar nos jovens, além de uma consciência social crítica, uma consciência cidadã e a vontade de pertencer efetivamente ao espaço público e de exercer os seus direitos”, acrescentou.
A professora de Sociologia Brenda Passos, docente que acompanhou os estudantes, acredita que o projeto de visitação da ESMPU permite que os alunos consigam ver os espaços que eles podem ocupar ao promover a valorização da cultura, principalmente da cultura regional. “Fez com que eles conseguissem enxergar como são produtores e também consumidores de cultura, e a importância de tudo isso”, destacou.
A estudante Mel Cristina, 17, falou sobre o valor da experiência em seu aspecto social e de aprendizagem cultural. “Seria interessante que todos os jovens tivessem essa oportunidade de aprimorar o seu conhecimento cultural, social, em relação aos direitos e sua atuação profissional futura”, elogiou.
Para o estudante Pedro Areda, 17, “o evento foi uma ótima experiência, um mergulho sobre a arte e a cultura, e sobre o poder de explorar o nosso ser”. O aluno sentiu-se tocado pelo documentário “As várias vidas de Tânia”. “A artista desperta a vontade de nos reconhecermos além das expectativas sociais que querem para a gente. Vai além de só pintar. A gente pinta com a alma, a gente fala com a alma, e é muito bonito o jeito que ela trata a pintura e o jeito que ela trata a vida”, acrescentou.
Exposição Raízes – A exposição Raízes – Reflexos da Natureza fica aberta à visitação no Espaço Cultural da ESMPU, em Brasília-DF, até 11 de abril, das 9h às 18h. A mostra reúne as obras dos renomados artistas plásticos brasileiros Antônio Poteiro, Inimá de Paula, Aldemir Martins, Dona Tereza, Carlos Bracher e Tania de Maya Pedrosa. Confira aqui o catálogo da exposição.
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300