Impactos da terceirização e sindicalismo são temas de curso de aperfeiçoamento

Treinamento será realizado em Brasília no período de 13 a 15 de maio. ESMPU oferece 25 vagas aos membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), que poderão se inscrever até as 12h do dia 29 de abril.
publicado: 16/04/2015 15h04 última modificação: 31/03/2017 17h26

Com o objetivo de discutir os efeitos negativos da terceirização no poder negocial das entidades sindicais e as possíveis estratégias de atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT), a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará o Curso de Aperfeiçoamento “Os impactos da terceirização e sindicalismo”. Voltado para membros do MPT, o treinamento será promovido em Brasília no período de 13 a 15 de maio.

A ESMPU oferece 25 vagas na atividade, com inscrições abertas até as 12h do dia 29 de abril no endereço http://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os membros do MPT lotados fora da capital federal terão as despesas de participação custeadas pela Escola.

Programação – As 16 horas-aula do curso abordarão, entre outros assuntos, o sistema de categoria sindical como obstáculo para a atuação coletiva dos trabalhadores terceirizados, ministrado pelo advogado e professor de Direito do Trabalho da Universidade Federal de São Paulo Túlio de Oliveira Massoni.

A programação contará ainda com aula da diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ana Tércia Sanches, que falará sobre as dimensões da terceirização e analisará estudo de caso do setor bancário.

A amplitude do fenômeno da terceirização no Brasil e a sua repercussão para a estrutura sindical serão os temas discutidos pelo professor da Universidade de Campinas José Dari Krein, pesquisador e diretor do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit). O procurador do Trabalho Ronaldo Lima dos Santos encerrará a atividade acadêmica, debatendo a atuação do MPT no combate à terceirização e à fragmentação sindical.

Participantes com 85% de frequência mínima receberão certificado emitido pela ESMPU. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para acessar o edital e a programação.