Inovação em rede e blockchain são os temas do 4º ciclo de debates do InovaEscola

Anote na agenda: rodas de conversa serão realizadas em 6 e 8 de outubro, às 14h30. As inscrições estarão abertas até as 12h do dia da atividade
publicado: 28/09/2020 16h45 última modificação: 28/09/2020 16h45
Ilustração

Inovar em momento de crise tem sido um imperativo e um desafio para as organizações. Para fomentar o debate sobre o tema, o InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) – tem promovido, desde junho, ciclos de debate com transmissão pelo YouTube. A quarta edição ocorre nos dias 6 e 8 de outubro, às 14h30, e discute a inovação em rede e a tecnologia blockchain.

Assista aqui as edições anteriores das rodas de conversa.

1ª Roda de Conversa – O primeiro encontro, em 6 de outubro, terá como tema "Inovação em rede: experiências compartilhadas para aceleração da transformação institucional", cujo objetivo é debater como a colaboração pode contribuir para o sucesso das iniciativas de inovação nas organizações e no âmbito do Ministério Público. A roda também servirá para que atores do ecossistema de inovação do setor público se conectem e conheçam a proposta de rede que será lançada, ainda em outubro, pela ESMPU. Os convidados são Daniel Lima, promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, criador e coordenador do Laboratório de Inovação da instituição; e Pedro Cavalcante, gestor governamental, atualmente lotado no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

As inscrições para essa atividade estão abertas até as 12h de 6 de outubro. Inscreva-se. Mais informações pelo edital e no projeto pedagógico.

2ª Roda de Conversa – O segundo encontro, em 8 de outubro, terá como tema "Blockchain: perspectivas no Brasil e no mundo”, em que serão discutidos os atributos dessa tecnologia e como ela pode ser aplicada no setor público e privado, de maneira a garantir transparência e integridade nas cadeias de transações. Os convidados são Gabriela Ruberg, analista sênior do Escritório de Governança da Informação do Banco Central, com 25 anos de experiência em gestão de dados no setor público; e Vanessa Almeida, gerente de inovação digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e representante do Brasil no Blockchain Expert Policy Advisory Board da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

As inscrições para essa atividade estão abertas até as 12h de 8 de outubro. Inscreva-se. Mais informações pelo edital e no projeto pedagógico.

InovaEscola Inaugurado em junho de 2020, o laboratório busca fomentar o amadurecimento e a consolidação da cultura de inovação por meio de aprendizagem, atualização, experimentação, cooperação e compartilhamento.

Para conhecer mais sobre o InovaEscola, visite a página www.escola.mpu.mp.br/inovaescola.