Notícias

InovaEscola: segundo ciclo de debates discute como o Design pode impactar o serviço público e a prática jurídica

Nos dias 28 e 30 de julho serão promovidas duas rodas de conversa sobre a temática
publicado: 16/07/2020 15h57 última modificação: 27/07/2020 16h13
Ilustração

Ilustração

Com o objetivo de refletir como a abordagem do Design pode ser aplicada para melhorar a prestação do serviço público e a prática jurídica, e assim tornar os serviços prestados pelo MPU mais eficientes, o InovaEscola - Laboratório de Aprendizagem e de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) - promove seu 2º Ciclo de Debates. Nos dias 28 e 30 de julho, a partir das 14h30, serão realizadas duas rodas de conversas virtuais com especialistas da área. As atividades serão transmitidas pelo canal da ESMPU no YouTube.

A temática desse segundo ciclo abordará como o Design, para além de se referir ao processo de tornar algo esteticamente agradável, pode ser utilizado na resolução de problemas e na criação de soluções que façam sentido para as pessoas. Diferentemente do Marketing, criado para a promoção de produtos e serviços, o Design parte da necessidade e da experiência das pessoas para criar soluções - daí a expressão design centrado no humano ou no usuário.

Os webinários são gratuitos e dão direito a certificado.

1ª Roda de Conversa – No dia 28 de julho, a designer transdisciplinar Laura Dusi e o gerente técnico do Escritório de Projetos da Superintendência de Planejamento Institucional da ANAC Rodrigo Narciso vão discutir "Como o Design pode contribuir para a melhoria dos serviços públicos ".

A Roda de Conversa busca promover a cultura da abordagem do Design focado no usuário. O encontro vai tratar como as ferramentas do Design podem apoiar as equipes do Ministério Público na transformação e aprimoramento dos serviços prestados pela instituição, além de trazer casos práticos do uso dessa abordagem na esfera pública.

As inscrições para essa atividade estão abertas até as 12h do dia 28 de julho. Inscreva-se.

Mais informações pelo edital e no projeto pedagógico.

2ª Roda de Conversa – Já no dia 30 de julho, o debate traz como tema o "Legal Design e as possibilidades no Ministério Público". O objetivo é indicar como o Design e a tecnologia podem ser utilizados no aprimoramento do sistema e das práticas jurídicas no âmbito do Ministério Público.

Para o assunto, foram convidados o coordenador do primeiro curso de Ciência de Dados Aplicada ao Direito do Brasil, o advogado Alexandre Zavaglia; e o Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro Pedro Mourão, coordenador acadêmico no Programa de Imersão em Direito Inovador.

As inscrições acontecem até as 12h do dia 30 de julho. Inscreva-se.

Mais informações pelo edital e no projeto pedagógico

InovaEscola – O InovaEscola é o espaço de inovação da ESMPU, inaugurado em junho de 2020 afim de fomentar o amadurecimento e a consolidação da cultura de inovação por meio de aprendizagem, atualização, experimentação, cooperação e compartilhamento de conteúdo, projetos, experiência e boas práticas. 

O programa do laboratório possui cinco frentes de atuação: prospecção por meio do fomento de estudo e pesquisa; difusão de casos, soluções e conhecimento; experimentação de novos produtos, serviços e incubação de soluções de problemas; gestão do conhecimento por meio de estratégias para promover, adquirir, compartilhar e utilizar conhecimento; e formação de redes de colaboração, cooperação e estratégia.

Para conhecer mais sobre o InovaEscola, visite a página www.escola.mpu.mp.br/inovaescola.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300