Inscrição para projeto de pesquisa sobre promoção dos direitos fundamentais segue até 26 de março

Processo seletivo é aberto ao público externo, desde que o líder do grupo de pesquisa seja membro do MP com doutorado. Selecionados receberão bolsas de pesquisa e, se necessário, recursos materiais e financeiros
publicado: 13/03/2023 15h02 última modificação: 13/03/2023 15h02
Ilustração

As inscrições para a seleção do projeto de pesquisa e respectivo grupo voltado à produção intelectual e científica da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) seguem até 26 de março. A linha de pesquisa é a promoção dos direitos fundamentais pelo MPU. Os eixos transversais são internacionalização, gênero e raça, impacto social, impacto institucional, e direitos humanos. Os eixos temáticos são Estado, segurança jurídica; e direito e interesses coletivos. Acesse o edital.

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, pelo líder do grupo de pesquisa, a quem caberá elaborar um projeto de pesquisa inédito e um projeto pedagógico de atividade de extensão. Os integrantes do grupo de pesquisa selecionado receberão bolsas de pesquisa e, se necessário, recursos materiais e financeiros concedidos pela ESMPU.

Podem participar do processo seletivo membros e servidores do MPU e dos MPs estaduais e público externo com experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa no eixo temático. O grupo de pesquisa será supervisionado e coordenado pelo líder, que deve ser um membro do Ministério Público com a titulação mínima de doutor.

Grupo de pesquisa – O grupo de pesquisa será composto por um líder e dois pesquisadores, obrigatórios, e dois assistentes e um auxiliar, opcionais. O grupo deverá seguir as normas do Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Serão concedidas bolsas de pesquisa aos integrantes do grupo nos seguintes valores mensais, com duração de 12 meses:

Líder de grupo de pesquisa: R$ 5.500
Pesquisador(a)-doutor(a): R$ 5.500
Pesquisador(a)-mestre(a): R$ 3.500
Assistente de pesquisa: R$ 1.200
Auxiliar acadêmico(a): R$ 400

Processo seletivo – O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira consiste na análise curricular, na qual serão conferidos a validade das inscrições, o atendimento aos requisitos obrigatórios e o somatório das pontuações curriculares dos candidatos ao grupo de pesquisa. A segunda etapa é a análise do projeto de pesquisa, que será realizada por comissão julgadora. Os grupos de pesquisa aprovados formarão cadastro reserva. Caso haja desistência, será convocado, por ordem de classificação e, dentro do cadastro reserva, o grupo de pesquisa suplente e assim sucessivamente, conforme conveniência e necessidade da ESMPU.

Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com a Divisão de Desenvolvimento Científico (Didec) pelo e-mail didec@escola.mpu.mp.br.

Confira o edital na íntegra.

Clique para fazer sua inscrição.