Inscrições abertas para curso de direito digital

Promovida em Brasília, atividade tem como foco estudar formas de combate aos crimes cometidos por meio da Internet. Inscrições seguem até as 12h do dia 29 de setembro pelo portal da Escola.
publicado: 22/09/2015 19h08 última modificação: 31/03/2017 17h19

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará nos dias 15, 16, 22 e 23 de outubro em Brasília o Curso de Aperfeiçoamento “Direito Digital: uma visão profunda”. A proposta da atividade acadêmica é capacitar membros e servidores do Ministério Público da União no combate aos crimes cometidos por meio da Internet.

O treinamento oferece 20 vagas para membros e 25 para servidores do MPDFT, 4 para membros do MPF e 1 para membros do MPM. Os interessados deverão inscrever-se até as 12h do dia 29 de setembro, pelo link Inscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. Haverá custeio para participantes lotados fora da capital federal.

Programação – O curso de 16 horas-aula será dividido em quatro partes. A primeira etapa, “Introdução ao Direito Digital”, abordará temas como evolução tecnológica e a constante quebra de paradigmas; natureza interdisciplinar do direito digital; tendência jurisprudencial em direito comparado; crimes eletrônicos e Lei Carolina Dieckmann. Com o tema “Marco Civil da Internet”, a segunda parte do treinamento discutirá as novas definições legais dos provedores de conexão e de aplicação; as responsabilidades dos provedores de serviço de Internet; a importância da guarda de logs; e a interpretação técnica das disposições legais.

A terceira etapa da atividade, “Meios de rastreamento e identificação”, tratará dos temas Internet Protocol e possibilidade de rastreamento; capacidade técnica dos provedores de serviços; pedidos de quebra de sigilo e de múltiplas jurisdições; e interceptação de comunicação informática e telemática. Com o tema “Produção de provas eletrônicas”, a quarta e última aula do curso debaterá a importância da preservação da prova eletrônica; a Ata Notarial e suas finalidades; o valor probatório do documento eletrônico; a medida cautelar para busca; e a perícia forense computacional.

Participantes com, no mínimo, 85% de frequência nas atividades definidas no plano de curso receberão certificado. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital e a programação do curso.