Inscrições abertas para curso de redação voltado a profissionais de comunicação do MPU

Treinamento oferece 100 vagas para quem atua nas Assessorias de Comunicação da instituição. Aulas serão ministradas na modalidade de educação a distância no período de 6 de agosto a 26 de setembro. Inscrições seguem até as 12h do dia 21 de julho.
publicado: 11/07/2014 13h48 última modificação: 31/03/2017 17h27
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará entre 6 de agosto e 26 de setembro, na modalidade de educação a distância, o Curso de Aperfeiçoamento “Técnicas de redação para profissionais de comunicação do Ministério Público da União”, com carga horária de 60 horas-aula.

A proposta da atividade é desenvolver e identificar as competências textuais de quem atua nas Assessorias de Comunicação das unidades do MPU, buscando reconhecer a norma culta da língua portuguesa, aprofundar a discussão sobre o processo linguístico adaptado ao gênero e à plataforma de comunicação, propor técnicas de produção e revisão de texto a fim de torná-lo mais atraente para diversos níveis de leitores, conhecer o fluxo informacional do texto, entre outros objetivos.

O treinamento oferece 100 vagas aos profissionais lotados nas Assessorias de Comunicação do MPU, assim distribuídas: 44 para o MPF, 35 para o MPT, 17 para o MPDFT e quatro para o MPM. As inscrições seguem até as 12h do dia 21 de julho, pelo endereço http://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico.

Para participar do curso, é necessário ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação às atividades, possuir conhecimentos básicos de internet e facilidade de acesso a computadores e a banda larga. No período de 6 a 12 de agosto, haverá curso de aprendizagem on-line, sendo facultativa a participação dos alunos que já cursaram esse módulo em outra atividade a distância promovida pela ESMPU.

Conteúdo – As aulas envolverão temas como construção textual, com foco em elementos básicos, pontuação, escolha das palavras, diferença entre linguagem denotativa e conotativa e entre linguagem escrita e oral; acentuação, uso do hífen e da crase, escrita de números; análise e revisão de textos. Técnicas de redação jornalística, tipos de texto em Assessoria de Comunicação, texto publicitário, em mídias sociais, para rádio, produtos audiovisuais, entre outros assuntos, também estarão em estudo.

A ESMPU emitirá certificado para quem obtiver 85% de participação mínima nas atividades definidas no plano de curso.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital de abertura de inscrições.