Inscrições abertas para o curso “A atuação interagência das Forças Armadas com o MPU”

Política Nacional de Defesa, estrutura das Forças Armadas, missões humanitárias e cívico-sociais em situações de emergência e calamidade são alguns temas abordados no curso
publicado: 05/10/2017 18h50 última modificação: 05/10/2017 18h50
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o curso presencial A atuação interagência das Forças Armadas com o MPU”. A atividade é dirigida aos membros do MPM, MPT e MPF e será realizada de 21 a 23 de novembro, em Brasília.

O objetivo do curso é proporcionar os conhecimentos teóricos e práticos necessários à atuação de cada ramo do MPU na atuação interagência com as Forças Armadas. Os interessados podem se inscrever até 16 de outubro, às 12h, pelo linkInscrição e Resultados”, disponível no endereço https://escola.mpu.mp.br. São oferecidas 20 vagas para o MPM, três para o MPF e duas para o MPT. Os participantes serão selecionados por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

A atividade tem 16 horas-aula e apresenta, dentre outros temas, os seguintes tópicos previstos no conteúdo programático: o Ministério da Defesa e a atividade ministerial do MPU - Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa; missão, estrutura, planejamento, organização, preparo e emprego do Ministério da Defesa (MD) e das Forças Armadas; relacionamento e atuação interagência do MD com os Poderes Públicos, Ministério Público da União e organismos e elementos da sociedade civil; profissão militar (vocação, espírito, valores, especificidades e desafios). O curso também trata da missão, organização e planejamento da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Serão debatidas lições e vulnerabilidades e questões específicas de cada instituição das Forças Armadas.

O certificado será emitido ao participante que obtiver frequência mínima de 85%. As despesas com hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas (ida e volta) para aqueles com lotação fora de Brasília serão custeadas pela ESMPU.

Acesse o edital para mais informações sobre o curso.

Roteiro do curso