Inscrições reabertas para o seminário em celebração aos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Atividade será realizada em 30 de novembro na sede da ESMPU, em Brasília. Inscrições são para vagas remanescentes sem custeio
publicado: 24/11/2023 17h06 última modificação: 24/11/2023 17h10
ilustração

Estão reabertas as inscrições, até as 12h de 28 de novembro, para o seminário “75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: legados e desafios para a democracia e os direitos humanos”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A atividade será realizada em 30 de novembro na sede da instituição, em Brasília, e a conferência de abertura será proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Gratuito, o evento é aberto à sociedade e as inscrições são para vagas remanescentes sem custeio. Clique aqui e se inscreva. Os candidatos às vagas serão selecionados por classificação e terão preferência aqueles que atuem na área temática e, no ano letivo, ainda não tenham participado de atividade acadêmica oferecida pela ESMPU.

O seminário busca explorar a história e o desenvolvimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com ênfase na relevância e no impacto do documento ao longo dos últimos 75 anos. Pretende-se também avaliar como os princípios são aplicados no contexto atual, especialmente no Brasil; discutir os desafios e sucessos na implementação em diferentes esferas, incluindo as políticas públicas; e promover o diálogo interdisciplinar para entender os direitos humanos e sua aplicação em diferentes setores.

Programação – O seminário está dividido em três painéis. O primeiro terá como tema "Do global ao local: os diálogos entre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os tratados internacionais e as Constituições nacionais”. O segundo painel discute "Implementação e desafios: a declaração, a democracia e os direitos em espécie". Por fim, o último painel traz o tema "Olhando para o futuro: a declaração e suas perspectivas”.

Entre os painelistas estão o juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos Rodrigo Mudrovitsch; o procurador regional da República e professor da USP André de Carvalho Ramos; o ministro do TSE e professor da USP Floriano de Azevedo Marques; o ministro do TST e conselheiro do CNJ Luiz Philippe Vieira de Mello Filho; os acadêmicos Flávia Piovesan, Ana Maria D´Avila, Eloísa Machado de Almeida e Aziz Tuffi Saliba; a juíza federal Cíntia Brunetta; e o representante regional para o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) na América do Sul, Jan Jarab. Clique aqui e confira a programação completa.

Declaração dos Direitos Humanos – Há 75 anos, a comunidade internacional se uniu em torno de ideais e princípios comuns para reconhecer o valor e a dignidade de cada pessoa. Nascia um dos documentos mais influentes da história: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, redigida por representantes de todas as regiões do mundo.

Para mais informações, consulte o edital ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br

Atividade: Seminário “75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: legados e desafios para a democracia e os direitos humanos”
Inscrição: até as 12h de 28 de novembro (inscreva-se)
Período de realização: 30 de novembro