Integrantes do MPU iniciam curso de Mestrado em Administração Pública da UnB

Aula inaugural foi realizada no auditório da ESMPU, em Brasília, nesta sexta-feira (13/9). Oferta do curso stricto sensu é resultado de parceria firmada entre o Ministério Público Federal e a Universidade de Brasília
publicado: 13/09/2024 16h14 última modificação: 13/09/2024 16h14
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/ESMPU

Foto: Divulgação/ESMPU

Com o intuito de formar profissionais capazes de atuar de maneira crítica e reflexiva na pesquisa e na docência em administração pública e na gestão de organizações públicas, teve início o Mestrado Profissional em Administração Pública (MPA), promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) a partir de parceria firmada entre o Ministério Público Federal e a Universidade de Brasília (UnB). A aula inaugural ocorreu nesta sexta-feira (13/9) na sede da ESMPU, em Brasília, com a presença de alunos e professores do curso, sob orientação pedagógica do professor Adalmir de Oliveira Gomes. Confira as fotos

A diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, destacou os impactos positivos da iniciativa para o aprimoramento da gestão pública. “Um olhar específico voltado para a construção de uma capacitação com corpo docente altamente qualificado, pago com recursos públicos, para promover a melhoria do serviço público. Tudo isso traz um forte senso de agregação institucional, de compreensão do papel essencial do servidor público, com maior incentivo do trabalho em equipe e, especialmente, de valorização da Administração Pública propriamente dita”, comemorou.

Para o secretário-executivo da Secretaria-Geral do MPF, Cleuber Delano, o mestrado é um sonho realizado que recebeu todo o apoio da instituição, que acredita em projetos de extensão acadêmica. “Uma gestão pública de excelência é fundamental atualmente. Temos novos cenários desafiadores, que demandam diversidade de ideias, novos diálogos e conhecimento sólido, uma vez que as soluções anteriores se tornam cada vez mais arcaicas”, analisou.

A coordenadora do MPA, Diana Vaz de Lima, ressaltou a importância da crescente oferta de capacitações stricto sensu pela Universidade de Brasília direcionadas para os integrantes da Administração Pública Federal. “Temos várias turmas encerradas, outras parcerias firmadas, tudo feito com muito trabalho e dedicação para construir uma referência no meio acadêmico e no setor público brasileiro. São 20 anos de história e tradição da UnB na oferta de cursos de mestrado e doutorado profissional”, pontuou.

Estrutura – A coordenadora-adjunta do MPA, Marina Moreira, apresentou a estrutura da atividade acadêmica, com menção aos objetivos, cronograma, rol de docentes e disciplinas, além dos critérios de diplomação necessários. “Esse é um programa que tem atraído cada vez mais forças e capital intelectual de alto nível. Em contrapartida, buscamos oferecer um espaço coletivo, com didática abrangente e orientada para resultados. Esperamos que nossos alunos possam atuar como agentes de transformação do meio social e coletivo, a partir de um enlarguecimento cognitivo, com maior desenvolvimento de espírito crítico; isso se faz com Ciência dentro da Academia”, finalizou.

Mestrado em Administração Pública – O Mestrado Profissional em Administração Pública (MPA) – Área de concentração Administração Pública e Políticas Públicas – é ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA/UnB). A nova turma é decorrente do Termo de Execução Descentralizada n. 1/2024, firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e a UnB, direcionado para membros e servidores efetivos do MPU.

O curso é presencial e será realizado em Brasília, nas dependências da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública (FACE), no campus Darcy Ribeiro da UnB, e da ESMPU. São duas linhas de pesquisa do MPA: Gestão de Políticas Públicas e Gestão de Organizações Públicas. A duração do curso é de 24 meses, num total de 360 horas-aula em disciplinas, sendo 240 horas-aula de disciplinas obrigatórias e 120 horas-aula de disciplinas optativas.