Investigação criminal é tema de curso para membros do MPF, MPM e MPDFT

Atividade destaca necessidade de se apresentar sugestões sobre planejamento das investigações a partir do reconhecimento das atribuições instrutórias do Ministério Público pelo STF
publicado: 03/03/2017 13h12 última modificação: 01/06/2017 12h39

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso “Investigação criminal pelo Ministério Público”, voltado para membros do MPF, MPM e MPDFT. Treinamento acontece em Brasília, de 17 a 19 de abril. Os interessados poderão se inscrever até às 12h do dia 13 de março pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

A atividade destaca a necessidade de se apresentar sugestões sobre formas de planejamento das investigações a partir do reconhecimento das atribuições instrutórias do Ministério Público pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, vai trabalhar metodologia e ferramentas de apoio técnico e operacional às investigações conduzidas pelo parquet.

Estão disponíveis 25 vagas: 21 para o MPF, 02 para o MPM e 02 para o MPDFT. A seleção será por sorteio eletrônico.

Com 16 horas-aula, o conteúdo vai abordar, dentre outros aspectos práticos:  desenvolvimento de uma investigação planejada; acessos às bases de dados e sistemas à disposição dos membros do MPF; acessos aos sistemas SIMBA, SITTEL e outros; metodologia de análise em apoio a grandes casos; formas de controle, técnicas de coordenação e organização de foco no início e durante das grandes investigações; e execução, organização de coleta e busca de dados e informações durante o esforço investigativa e cuidados com a cadeia de custódia das provas.

As aulas serão ministradas pelos procuradores da República Daniel de Resende Salgado e Rodrigo Leite Prado; pelo chefe da Assessoria de Pesquisa da Secretaria de Pesquisa e análise da Procuradoria-Geral da República (SPEA/PGR), Fausto Arantes Porto; e pelo chefe da assessoria de Apoio à Investigação da SPEA/PGR, o perito da Polícia Federal Gilberto Guimarães Mendes Júnior.

Os custos com hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas para os participantes com lotação fora da cidade de Brasília serão custeadas pela ESMPU. Para receber certificado é necessária 85% de frequência.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital completo