Jogo da LGPD: inscrições prorrogadas para as duas próximas turmas

Curso gamificado do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação é destinado a membros e servidores do MPU, MPs estaduais e CNMP
publicado: 02/03/2022 18h52 última modificação: 08/03/2022 16h33
Ilustração

Foram prorrogadas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento “Jogo da LGPD”, promovido pelo InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Serão duas turmas, com 28 participantes cada, na modalidade EaD síncrona, nos dias 9 e 15 de março.

A capacitação é destinada a membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do Conselho Nacional do MP (CNMP). Terão preferência os candidatos que atuem em matéria relacionada ao tema do curso. Para participar é preciso ter disponibilidade para acompanhar a atividade, acesso a computador e a internet banda larga, conhecimentos básicos de internet, conhecimento prévio da Lei Geral de Proteção da Dados Pessoais (LGPD) e ter participado do curso “Introdução à LGPD” da ESMPU ou similar.

O objetivo da capacitação é que o participante consiga interpretar e decidir sobre a aplicação da LGPD em situações simuladas; explicar e diferenciar conceitos-chave da LGPD; consolidar entendimentos dos requisitos legais da LGPD; estabelecer relações entre casos simulados e situações do dia a dia; reconhecer os impactos de eventuais falhas na proteção de dados para a organização e indivíduos; e compreender o papel dos servidores públicos na aplicação da LGPD. O capacitador da atividade é o pesquisador Antonio Netto, e o orientador pedagógico é o assessor-chefe do InovaEscola, Sávio Neves do Nascimento.

As primeiras turmas foram formadas no segundo semestre de 2021. O modelo da atividade permite a construção do conhecimento por meio de discussão, com alto engajamento dos participantes, ao se colocarem na posição de protagonistas da resolução dos desafios propostos – que são construídos para maximizar o aprendizado.

Rotas de Aprendizagem em Inovação – O curso integra o programa Rotas de Aprendizagem em Inovação, idealizado pelo InovaEscola – Laboratório de Transformação da ESMPU, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de membros e servidores do MPU em temáticas ligadas à inovação, de forma modular, autônoma, individualizada e orientada às necessidades da instituição. O aluno que participar de todas as atividades previstas nas trilhas de aprendizagem do programa terá direito a certificação de reconhecimento. Saiba mais.

Jogo da LGPD - Turma III
Data: 9/3, das 15h às 18h