Juristas e jornalistas discutem a obrigatoriedade do voto e seus impactos na democracia brasileira

O debate “Democracia: voto obrigatório ou voto facultativo?” será realizado no dia 26 de outubro, das 9h às 12h30. As inscrições podem ser feitas no local da atividade, até a lotação do auditório.
publicado: 23/10/2009 16h01 última modificação: 31/03/2017 17h23

Acontece na segunda-feira, dia 26 de outubro, a partir das 9h, o debate “Democracia: voto obrigatório ou voto facultativo?”. O objetivo é discutir a obrigatoriedade do voto, vantagens e desvantagens dos sistemas obrigatório e facultativo, além dos impactos na democracia brasileira. O debate será realizado no auditório da ESMPU (L2 Sul, quadra 603/604, 1º subsolo). As inscrições podem ser feitas no local da atividade, até a lotação do auditório.

Seis debatedores vão falar sobre a obrigatoriedade do voto: o jornalista Alexandre Garcia, o advogado e ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira, a jornalista Dora Kramer, o sociólogo e professor da UnB Eurico Cursino, o escritor e jurista Fábio Konder Comparato e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal José Paulo Sepúlveda Pertence. Cada debatedor terá vinte minutos para apresentar suas ideias e seus argumentos. Em seguida, haverá debate com possibilidade de perguntas da plateia. O mediador será José Geraldo de Souza Júnior, reitor da UnB.

O debate é resultado de uma parceria entre a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e da Escola Judiciária Eleitoral (EJE). A mesa de abertura terá a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro do STF Carlos Ayres Britto, e do procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel. Também participam da atividade a diretora-geral da EJE, a ministra do STF Cármen Lúcia, e o diretor-geral da ESMPU, o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot, entre outras autoridades.

O debate será realizado das 9h às 12h30. Todos os participantes receberão certificado.

Debate Democracia: voto obrigatório ou voto facultativo?
Quando: 26 de outubro de 2009, das 9h às 12h30
Onde: Auditório da ESMPU (L2 Sul, quadra 603/604, 1º subsolo)
Inscrições: no local do debate, até o limite de lotação do auditório.
Informações: cau@escola.mpu.mp.br