Lançado o Concurso ESMPU de Monografias

Com o tema “Política de cotas: mitigação da isonomia em ação afirmativa?”, o concurso vai premiar as melhores monografias produzidas por estudantes de graduação e servidores dos quatro ramos do MPU. O primeiro colocado de cada categoria vai receber R$ 10 mil e o segundo, R$ 8 mil.
publicado: 28/05/2008 13h07 última modificação: 31/03/2017 17h24

Como parte das comemorações dos 10 anos da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), foi lançado esta semana o Concurso ESMPU de Monografias. Seguindo o lema “É criminoso discriminar”, a atividade visa estimular a produção de estudos e pesquisas voltados ao combate das várias formas de discriminação na sociedade brasileira, como um modo de conscientizar o cidadão sobre a importância do princípio da igualdade humana, identificando iniciativas bem-sucedidas na área. Além disso, busca colher proposições de políticas e ações que possam ser aplicadas à atuação do MPU e aproximar a sociedade do trabalho desenvolvido pelos quatro ramos da instituição.

O concurso vai premiar as melhores monografias produzidas a partir do tema Políticas de cotas: mitigação da isonomia em ação afirmativa?, com enfoque atual aplicado ao caso brasileiro. Podem concorrer trabalhos individuais de universitários de graduação, regularmente matriculados em cursos mantidos por Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e de servidores dos quatro ramos do MPU.

O prêmio total é de R$ 36 mil, sendo pagos, em cada categoria, os valores de R$ 10 mil ao primeiro colocado e de R$ 8 mil ao segundo lugar. Ao terceiro classificado será concedida menção honrosa. A solenidade de premiação vai ocorrer em 10 de dezembro, Dia Mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na sede da ESMPU, em Brasília.

As inscrições podem ser feitas de 9 de junho a 9 de outubro. Durante esse período, os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la, juntamente com a monografia, à ESMPU, conforme o regulamento do concurso, objeto da Portaria nº 50, de 23 de maio de 2008.

Outras informações estão disponíveis pelos telefones (61) 3313-5311 / 5323, pelo fax (61) 3313-5303, ou pelo e-mail monografiaesmpu@escola.mpu.mp.br.

Confira: