Lançamento da Galeria de Diretores e da Revista da ESMPU celebra os 23 anos da instituição

Programação continua nesta quinta-feira (15/6), com a segunda roda de conversa da Semana de Inovação e os lançamentos do minidocumentário do Espaço Cultural e do livreto do InovaEscola
publicado: 14/06/2023 20h38 última modificação: 15/06/2023 18h10
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/ESMPU

Foto: Divulgação/ESMPU

Há 23 anos, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) cumpre a missão de promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos integrantes do MPU, bem como de disseminar conhecimento jurídico e fortalecer os valores democráticos da sociedade brasileira. No primeiro dia de comemorações, houve o lançamento da Galeria de Diretores-Gerais e da primeira edição da Revista da ESMPU.

A Galeria de Diretores-Gerais foi instalada no auditório térreo da instituição. Nestas mais de duas décadas de existência, estiveram à frente da ESMPU os seguintes membros do MPF:  Alcides Martins, atual diretor-geral, Eitel Santiago de Brito Pereira, Paulo Gustavo Gonet Branco, João Akira Omoto, Carlos Henrique Martins Lima, Nicolao Dino de Castro e Costa Neto, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, Lindôra Maria Araujo e Sandra Veronica Cureau. Confira aqui a galeria digital.

“Diretores que me antecederam deram seu contributo para esta instituição, almejando maior coesão entre os quatro ramos. Temos dado continuidade à ideia. Desafios foram enfrentados para erguer esta Escola em vários aspectos, principalmente o pedagógico. Em razão de mudanças disruptivas, a instituição aliou-se aos seus parceiros para atender as novas necessidades”, disse o diretor-geral da ESMPU, Alcides Martins. O diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto, lembrou que a Escola é uma construção coletiva feita com muito cuidado e carinho por todos aqueles que integram a gestão, bem como pelos docentes e discentes.

Além de membros e servidores do MPU, a solenidade contou com a presença do procurador-geral de Justiça do DF e Territórios, Georges Seigneur; do procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte; e do conselheiro-secretário do Conselho Superior do MPT, Fabio Leal Cardoso, que compuseram a mesa. Entre os homenageados, estavam presentes os ex-diretores-gerais da ESMPU Paulo Gonet, Carlos Henrique Martins, Nicolao Dino e Rodrigo Janot.

“A linha do tempo da ESMPU é consistente, e a evolução é visível. A instituição assumiu o compromisso inafastável de dotar os quatros ramos desse espírito crítico, sempre buscando uma atuação melhor”, elogiou Duarte. Seigneur lembrou que a ESMPU é a realização de um grande sonho. “Quando falamos em MP, o que nos orgulha muito é a sua capacitação acadêmica para construir um Brasil melhor, e a instituição serve exatamente para esse propósito”, acrescentou. Leal reforçou que a ESMPU vem prestando um grande serviço não apenas a membros e servidores do MPU, mas a toda a sociedade brasileira.

Os nove diretores-gerais que passaram pela instituição assumiram o compromisso de consolidar a ESMPU como uma referência em educação e na formação de excelência. Por meio do Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV) dos membros e dos programas de capacitação, a Escola tem contribuído para o aprimoramento técnico, ético e humanístico dos integrantes do MPU, preparando-os para enfrentar os desafios de uma sociedade em constante transformação.

Revista da ESMPU – Durante as celebrações, também foi lançada a primeira edição da Revista da ESMPU, a mais nova publicação especializada de natureza técnico-científica da instituição. A publicação tem periodicidade semestral e veiculação eletrônica e impressa. Destina-se a divulgar as contribuições que apresentem matérias de interesse jurídico amplo, que primem pela inovação e relevância para o desenvolvimento e o aprimoramento das funções do MP brasileiro, bem como promovam intercâmbio entre os órgãos jurídicos nacionais e estrangeiros e a produção científica nacional e internacional.

A seleção dos artigos contempla critérios compatíveis com padrões de excelência recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A revista privilegia artigos com elevado potencial de projeção e alcance da produção científica brasileira. O edital de chamamento de artigos científicos para a Revista da ESMPU é ininterrupto, e os textos podem ser enviados à instituição pelo sistema Open Journal System (OJS). Para enviar artigos para o periódico, clique aqui.

Confira as fotos do evento.