Magistrado francês participa de mesa-redonda na ESMPU

Atividade faz parte do estágio que Nicolas Castaldi cumpre no Brasil. Durante quatro semanas, o magistrado conhecerá o funcionamento do MP e do Judiciário brasileiros. Ação está prevista em acordo de cooperação firmado entre a ESMPU e a Escola Nacional de Magistratura da França.
publicado: 13/03/2012 18h29 última modificação: 31/03/2017 17h29

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) recebeu na manhã desta terça-feira (13) o magistrado francês Nicolas Castaldi, que cumpre quatro semanas de estágio no Brasil. A vinda de magistrados franceses ao país está prevista no acordo de cooperação firmado entre a ESMPU e a École Nationale de la Magistrature (ENM) da França, que busca promover o aperfeiçoamento da formação dos membros do Ministério Público brasileiro e francês por meio do intercâmbio de experiências relativas à formação inicial e continuada.

Durante o estágio, Nicolas Castaldi – que tomará posse como magistrado titular em setembro deste ano – conhecerá o funcionamento do Ministério Público e do Poder Judiciário no Brasil, acompanhando as atividades desenvolvidas em diversas instituições.

Em sua passagem pela ESMPU, ele participou de mesa-redonda, em que foram apresentadas e discutidas a estrutura e as atribuições do Ministério Público Federal. Para o diretor-geral da Escola, Nicolao Dino Neto, a mesa-redonda foi bastante produtiva e evidenciou o êxito do acordo de cooperação firmado com a escola francesa. “É uma oportunidade de proporcionar aos membros do Ministério Público no Brasil e aos seus pares na França o intercâmbio de experiências e o conhecimento recíproco das instituições”, explicou.

A atividade contou ainda com a participação da procuradora-chefe da Procuradoria da República no Distrito Federal (PR/DF), Ana Paula Mantovani, do coordenador de ensino do MPF na Escola, o procurador regional da República Douglas Fischer, dos procuradores da República Paulo Roberto de Carvalho e Vinicius Fermino, da PR/DF, e da magistrada de ligação da Embaixada da França no Brasil, Carla Deveille-Fontinha.

Nesta quarta-feira, 14 de março, o magistrado francês estará na PR/DF, acompanhando o trabalho dos procuradores da República. O estágio compreenderá ainda visitas à Procuradoria Geral da República, ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).