Media Training ESMPU: divulgado calendário de turmas para 2009

O treinamento acontecerá durante o primeiro semestre em sete cidades brasileiras. A primeira turma está marcada para o dia 23 de abril, em Porto Alegre. Uma novidade para 2009 é o Media Training 2, com programação voltada para a prática.
publicado: 20/03/2009 10h34 última modificação: 31/03/2017 17h26

Este ano, a Escola Superior do Ministério Público da União promoverá nove turmas de Media Training em sete cidades brasileiras (Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Brasília). O cronograma completo foi definido esta semana (veja abaixo). Além das turmas com datas já fixadas, haverá treinamentos para os novos membros do MPF, MPT e MPDFT como parte dos cursos de ingresso.

Uma novidade para 2009 é o Media Training 2 – Técnicas Avançadas de Relacionamento com a Imprensa. Para esse módulo foram destinadas quatro das nove turmas. A programação dá ênfase à parte prática, com laboratórios para todas as mídias e mais espaço para as avaliações individuais. Podem participar do curso os procuradores que já fizeram o Media Training 1: a parte teórica discutida no primeiro treinamento é requisito para participação no curso avançado.

O objetivo do Media Training é discutir técnicas de relacionamento com a imprensa e preparar os membros para lidarem com os jornalistas. Os dois módulos têm oito horas/aula. Os temas são o funcionamento dos meios de comunicação, o uso do OFF, os conceitos de notícia, quais ações devem ser divulgadas e por quais meios, entre outros.

Já participaram do curso 382 procuradores e promotores de todo o Brasil. Nas avaliações, o curso recebeu nota global de 9,2. O item mais bem avaliado foi “Relevância dos conteúdos do curso para o desenvolvimento da missão institucional do MPU”, com nota 9,6. O curso recebeu apoio das assessorias de comunicação das unidades do MPU.

Confira o cronograma para 2009:

23 de abril – Porto Alegre – Público: membros lotados no Rio Grande do Sul, com 7 vagas para o MPF e cinco para o MPT

28 de abril – Salvador – Público: membros lotados na Bahia e em Sergipe, com 7 vagas para o MPT e 5 para o MPF

5 de maio – Rio de Janeiro – Público: membros lotados no estado do Rio de Janeiro, com 7 vagas para o MPT e 5 para o MPF

8 de maio – Campinas – Público: membros lotados no estado de São Paulo, com 8 vagas para o MPT e 4 para o MPF

14 de maio – Brasília - Media Training 2 – Público: membros lotados nas regiões Centro-Oeste e Norte

19 de maio – Recife – Media Training 2 – Público: membros lotados na região Nordeste

26 de maio – São Paulo – Público: membros lotados no estado de São Paulo, com 7 vagas para o MPF e 5 para o MPT

2 de junho – Porto Alegre – Media Training  2 – Público: membros lotados na região Sul

9 de junho – Rio de Janeiro - Media Training 2 – Público: membros lotados na região Sudeste

As turmas acontecerão nas dependências do MPU. A Escola divulgará os locais do treinamento no edital de cada turma, o que deve acontecer cerca de 20 dias antes da respectiva data de realização.