Mediação Escolar é tema de treinamento a distância na ESMPU

Atividade, voltada para membros e servidores do MPU, vai trabalhar o conceito de conflitos, violência, bullying e resolução não violenta. Inscrição até 10 de agosto
publicado: 01/08/2016 18h49 última modificação: 31/03/2017 17h24

Estão abertas as inscrições para o curso a distância “Mediação escolar” para membros e servidores do MPU.   O objetivo é trabalhar o conceito de conflitos, violência, bullying e resolução não violenta. Além disso, busca aplicar princípios da comunicação não-violenta e da negociação colaborativa e aplicar técnicas de mediação e de resolução não-violenta de conflitos.

O curso acontece entre os dias 13 de setembro e 25 de outubro no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Estão sendo oferecidas 100 vagas: 10 para membros e 30 para servidores do MPF, quatro para membros e 10 para servidores do MPT, 10 para membros e 32 para servidores do MPDFT e uma para membro e três para servidores do MPM. A seleção é por sorteio eletrônico.

Os interessados poderão se inscrever até as 12h do dia 10 de agosto pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. Não é permitida a participação daqueles que estejam em período de férias ou de licença.

Com 60 horas-aula, o curso vai abordar, entre outros tópicos: percepção de conflito e conflito no ambiente escolar; conceito e tipos de bullying; legislação; papel do professor, da família e do Estado; prevenção ao bullying; histórico da mediação escolar; educação pare solução de conflitos; comunicação não-violenta; negociação; mediação: princípios e etapas; ambiente cooperativo na escola; princípios e atitudes do mediador; e potencial das parcerias e redes internas e externas.

Para participar é preciso ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, acesso à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Será emitido certificado para aqueles com frequência de 85%.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital na íntegra