Membros da AIAMP conhecem ESMPU e Rede de Capacitação dos Ministérios

Apresentação foi realizada durante a 19ª Assembleia-Geral Ordinária da Associação Ibero-americana de Ministérios Públicos (AIAMP). Diretor-geral da Escola falou sobre a atuação da instituição nas áreas de aperfeiçoamento e capacitação técnico-profissional dos membros do MPU.
publicado: 06/12/2011 15h18 última modificação: 31/03/2017 17h23

Os representantes dos Ministérios Públicos ibero-americanos conheceram nesta terça-feira, 6 de dezembro, as funções e o objetivo da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). O diretor-geral da Escola, o procurador regional da República Nicolao Dino Neto, apresentou a ESMPU durante a 19ª Assembleia-Geral Ordinária da Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (AIAMP).

A ESMPU foi criada em 1998 e tem sua atuação na área de aperfeiçoamento, capacitação técnico-profissional de membros do Ministério Público da União, além de iniciar os novos integrantes do Ministério Público no desempenho das suas funções. Além desses cursos, a instituição também promove cursos de pós-graduação e pesquisas na área jurídica. “Nossa preocupação é com a capacitação permanente dos membros do Ministério Público. Não temos todas as respostas, pois estão sendo construídas a todo momento”, explicou Nicolao Dino.

Em 2011, foram realizados 95 cursos na Escola Superior do MPU, sendo 70 cursos de aperfeiçoamento, dois de pós-graduação e 23 cursos de extensão. Para 2012, a ideia é aumentar esse número, com a expectativa de promover 134 atividades acadêmicas no total, incluindo cursos e simpósios.

A ESMPU também colabora internacionalmente, compartilhando informações e capacitação com instituições da Espanha, Moçambique, Haiti, Guiné-Bissau, Alemanha, África do Sul, França, Uruguai, Paraguai.

Recampi – A Rede de Capacitação dos Ministérios Públicos Ibero-americanos, a Recampi, foi apresentada pelo procurador-geral da República Dominicana, Radhamés Jimenez Peña. A rede é uma comunidade para apoio recíproco entre centros e escolas responsáveis pela capacitação de Ministérios Públicos na ibero-america. A República Dominicana preside a rede, que tem como objetivo a consolidação do Estado constitucional e de direito da ibero-america.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria Geral da República