Membros do MPU participam de simpósio e oficinas sobre os 20 anos da Lei Complementar n. 75

Promovidas em Brasília nos dias 21 e 22 de maio, atividades farão uma retrospectiva da Lei Orgânica do MPU e discutirão temas atuais e perspectivas sobre a atuação institucional. Resultados dos debates e estudos serão publicados em livro comemorativo.
publicado: 16/05/2013 16h55 última modificação: 03/11/2023 17h40
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará nos dias 21 e 22 de maio, em Brasília, o Simpósio “20 anos da Lei Orgânica do MPU”. A atividade reunirá cerca de 60 membros do MPU para discutir temas relacionados à Lei Complementar n. 75/1993, que completa no dia 20 de maio duas décadas de existência.

O simpósio contará com mesa redonda composta pelo ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira, pelo procurador regional do Trabalho Maurício Correia de Mello, pelo subprocurador-geral da Justiça Militar Mário Sérgio Soares e pelo procurador de Justiça do MPDFT Gladaniel Carvalho. O tema em debate será “Retrospectiva dos 20 anos da Lei Orgânica e encaminhamento para o futuro”.

Após a mesa redonda, os membros do MPU participarão de oficinas de estudo, onde serão discutidas questões sobre unidade e independência; a perspectiva de atuação do MPU na efetivação de políticas públicas; a relação e a integração entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e os Conselhos Superiores dos ramos; a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n. 37/2011 e a atribuição investigativa do MP. Os resultados dos debates e estudos serão publicados em livro comemorativo editado pela ESMPU.

Confira a lista de participantes das oficinas.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.