Mês da Mulher: Biblioteca da ESMPU disponibiliza catálogo de obras sobre temática de gênero

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8/3), a Biblioteca da ESMPU selecionou publicações atualizadas de seu acervo físico que abordam questões de gênero
publicado: 10/03/2022 12h56 última modificação: 10/03/2022 13h33
Ilustração

Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8/3), a Biblioteca da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) preparou uma seleção especial para toda a comunidade acadêmica: um catálogo das obras de seu acervo físico que abordam questões de gênero. O documento apresenta uma visão geral dos materiais bibliográficos disponíveis relacionados à temática. Confira aqui.

Para a consulta, os usuários terão acesso às capas e às referências bibliográficas, além da respectiva localização de cada obra no acervo da Biblioteca. Buscou-se incluir as obras mais atualizadas, especialmente da temática jurídica nacional, considerando as características da ESMPU. A curadoria também contemplou autoras reconhecidas internacionalmente, como Judith Butler, Chimamanda Ngozi Adichie, Simone de Beauvoir e Virginia Woolf.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – A iniciativa está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme agenda das Nações Unidas, que orienta a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas. Enquadra-se também no Plano de Ação do 1º Semestre de 2022 da Divisão de Gestão da Informação da ESMPU.

Serviço – A Biblioteca está aberta ao público externo de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h45. Em razão da pandemia da Covid-19, o espaço está com capacidade restrita. Os principais serviços ofertados são a biblioteca digital, com mais de 160 mil títulos eletrônicos e bases de dados nacionais e internacionais; pesquisa bibliográfica; elaboração e divulgação do Boletim de Novas Aquisições Bibliográficas (BoB); aquisição e disponibilização de materiais bibliográficos impressos e digitais, de acordo com as bibliografias dos cursos ministrados pela Escola e a demanda dos usuários; e elaboração das fichas catalográficas de obras editadas pela instituição.

Confira aqui a seleção especial.