Além da ESMPU: Ministério Público do Trabalho realiza I Seminário Nacional de Estágio

Evento celebra 15 anos da Lei de Estágio e aborda temas cruciais sobre a atividade prática na formação profissional dos alunos de graduação
publicado: 14/09/2023 12h17 última modificação: 14/09/2023 12h18
Ilustração

O Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor), promove nos dias 25 e 26 de setembro o I Seminário Nacional de Estágio. O evento será realizado em Brasília e celebra os 15 anos da Lei de Estágio (Lei n. 11.788/2008). Inscreva-se.

O seminário visa debater o papel do estágio na formação dos estudantes do ensino superior e na inserção no mercado de trabalho, além de discutir desafios inerentes a essa experiência, como fraude e assédio no ambiente profissional. A Lei de Estágio estabelece normas sobre a atividade de estágio no território nacional para os estudantes do ensino médio e superior. O seminário tem como foco os estudantes do ensino superior, por isso a parceria com duas universidades.

“Esta é a primeira vez que haverá um debate nacional sobre o tema. A ideia é reunir profissionais, instituições de ensino, estudantes e empresas; ou seja, todos que a Lei de Estágio envolve. O evento propõe discutir os avanços e desafios advindos dessa lei. Será uma oportunidade única”, afirma o subprocurador-geral do Trabalho Francisco Gérson Marques de Lima.

O evento será realizado de forma presencial na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília, mas será possível acompanhar a programação de forma online por meio da TV e das redes sociais do Ministério Público do Trabalho (TV MPT) e das IES parceiras (UFC e Unifor). Para ganhar certificado de participação, é necessário se inscrever no hotsite www.mundodoestagio.com.br e confirmar presença em cada um dos dias pelo link disponibilizado.

No Brasil, são quase 9 milhões de alunos no ensino superior. Em 2021, foram registradas 8.987.120 matrículas, segundo o último Censo da Educação Superior (MEC). Não existem dados sobre o número de alunos em estágio. De acordo com a Associação Brasileira de Estágios (Abres), havia quase 700 mil alunos do ensino superior estagiando no Brasil em 2021. O número pode estar subdimensionado.

Serviço

I Seminário Nacional de Estágio: 15 anos da Lei de Estágio – Desafios e conquistas
Dias: 25 e 26 de setembro de 2023
Local: Procuradoria-Geral do Trabalho