Notícias

Mostra Places, de Douglas Fischer, integra exposição inaugural do Espaço Cultural da ESMPU

Obras da coletânea foram mintadas e lançadas como NFT, tema da roda de conversa do TEDxESMPU, em 23 de novembro
publicado: 22/11/2022 10h08 última modificação: 22/11/2022 10h08
Ilustração

Ilustração

A coletânea de fotografias Places, do procurador regional da República e fotógrafo amador Douglas Fischer, foi selecionada para integrar a exposição temporária inaugural do Espaço Cultural da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A abertura ao público será em 23 de novembro, data em que a instituição promove um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo: o TEDx. A entrada é gratuita e os trabalhos estarão no espaço até 20 de dezembro. 

Algumas obras do trabalho de Fischer foram mintadas – digitalizadas e tornadas únicas – e lançadas em NFTs (non-fungible tokens), tema da roda de conversa que vai abrir o TEDxESMPU. As imagens revelam lugares dos cinco continentes conhecidos, mas não tão conhecidos assim, em uma perspectiva diferenciada, confundindo real e virtual, passado e futuro. Trabalhos do artista rodaram Brasil, Argentina, Estados Unidos, Portugal e, em breve, estarão em Dubai. 

Berna Reale – Cinco trabalhos da artista paraense Berna Reale – “Palomo”, “Ginástica da Pele”, “Americano” e “Camuflagem” –, bem como obras diversas de “Agora: Right Now”, também estarão expostos no Espaço Cultural. As obras trazem imagens e críticas sobre o sistema de segurança e de justiça, dialogando com uma das atuações mais importantes do Ministério Público.

Roda de conversa – A primeira atividade do TEDxESMPU “De volta para o futuro”, em 23 de novembro, será a roda de conversa sobre NFTs com os convidados Alexandre Senra, Edemilson Cruz Santana Junior e Guilherme André Pacheco Zattar, respectivamente, procurador da República, professor da Universidade Federal do Ceará e promotor de Justiça.

Eles vão explicar como surgiram e funcionam os NFTs, as relações com a tecnologia blockchain, bem como as similaridades e diferenças constitutivas em relação às criptomoedas. Poderão participar da atividade os 40 primeiros inscritos no TEDxESMPU que chegarem até as 9h para o credenciamento.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300