Notícias

MPU inicia unificação da gestão orçamentária com Sistema Cosmos

Lançamento da ferramenta ocorreu nesta quarta-feira (2/8) na PGR com a presença dos chefes dos quatros ramos e da ESMPU
publicado: 02/08/2023 15h12 última modificação: 02/08/2023 18h51
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/MPF

Foto: Divulgação/MPF

O Sistema Cosmos foi lançado nesta quarta-feira (2/8) em cerimônia realizada na Procuradoria-Geral da República (PGR). Com a ferramenta, inicia-se a unificação da gestão orçamentária e financeira de todo o Ministério Público da União (MPU) e da Escola Superior (ESMPU). Participaram da solenidade os chefes dos quatro ramos do MPU – Augusto Aras (MPF), José de Lima Ramos Pereira (MPT), Antônio Pereira Duarte (MPM), Georges Seigneur (MPDFT) – e o diretor-geral da ESMPU, Alcides Martins.

“Louvo a Iniciativa do MPT que criou o Sistema Cosmos em 2016 e, em 2022, muito contribuiu para o Cosmos MPU, para unificar a gestão orçamentária. Os avanços do Ministério Público em tecnologia e inovação muito devem à nossa troca de experiência e à compreensão do princípio da unidade. As mudanças disruptivas advindas da Quarta Revolução Industrial nos impelem a buscar mais eficiência, que redunda numa prestação jurisdicional mais econômica, rápida e, sobretudo, efetiva”, celebrou Aras.

O PGR enfatizou que sistema proporciona melhor aplicação dos recursos institucionais e rastreabilidade das atividades da área meio, além de oferecer parâmetros mais seguros para a tomada de decisão e a resolução de problemas. Segundo ele, o Sistema Cosmos é só o começo do compartilhamento de softwares e ferramentas no MPU, sempre com foco na transparência e na economicidade.

A ESMPU aderiu ao projeto em 2021 tendo em vista os benefícios e as vantagens propiciadas pela adoção de sistema unificado para integrar e consolidar os dados operacionais e gerenciais. “É preciso destacar a inteligência e o empenho da equipe do projeto na realização de um sistema que evidencia os princípios da administração pública no caminho da legalidade, publicidade, moralidade e eficiência. O Cosmos vai sintetizar as atividades operacionais a fim de aumentar a produtividade, reduzir retrabalho e eventuais erros, além de permitir ao gestor dedicar-se a atividades estratégicas. Celebro o sistema com a esperança de um MP unido, moderno e célere, gerindo os recursos em prol da sociedade na promoção da justiça e, com certeza, do bem-estar social”, destacou o diretor-geral da ESMPU.

Sistema Cosmos – O Cosmos MPU é resultado de projeto iniciado em janeiro de 2022 com participação de integrantes dos quatro ramos e da ESMPU. Criado em 2016 pelo MPT, o Cosmos foi escolhido para ser o sistema padrão no MPU, pois é a ferramenta que melhor atende às demandas conjuntas da instituição nos temas orçamentário, financeiro e de planejamento.

O primeiro módulo a ser implementado será o de Finanças, que marcará o início de uma série de iniciativas de compartilhamento de softwares e de ferramentas entre as instituições. Os módulos de Planejamento e Orçamento, que serão implementados em seguida, permitirão realizar o monitoramento da execução orçamentária e financeira de forma mais precisa para que não ocorram, por exemplo, sobras orçamentárias que poderiam ser deslocadas para outras ações.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300