Nova publicação eletrônica da ESMPU reúne artigos sobre temas da atualidade

Com periodicidade bimestral, o “Observatório ESMPU” apresenta textos escritos por membros dos quatro ramos do MPU e eventuais colaboradores. Primeira edição inclui discussões sobre combate ao crime organizado, projeto de novo CPP, legislação de internet, entre outros assuntos.
publicado: 06/10/2011 18h10 última modificação: 30/04/2024 22h47

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou nesta quinta-feira, 6 de outubro, o Observatório ESMPU (disponível em https://observatorio.escola.mpu.mp.br), publicação eletrônica que reúne artigos escritos por membros dos quatro ramos do Ministério Público da União e por eventuais colaboradores.

A proposta é debater e analisar, por meio de textos concisos e objetivos, questões atuais que se relacionam com o Ministério Público e discutir a própria atuação institucional diante de assuntos de grande relevância social, política e econômica. Para o diretor-geral da ESMPU, Nicolao Dino Neto, o Observatório é “uma janela aberta na rede mundial de computadores, por meio da qual integrantes dos quatro ramos do Ministério Público da União poderão analisar diversos temas que compõem a dinâmica da realidade que se insere sua atuação institucional, opinando, questionando, avaliando, e, dessa forma, contribuindo para com o debate e o livre mercado de ideias”.

O Observatório não publicará artigos de caráter científico. Para os textos com essa característica, a Escola dispõe de uma linha editorial especializada, como o Boletim Científico ESMPU e os Manuais de Atuação.

Ano I, Edição nº 1 – O primeiro número reúne seis artigos escritos pelos membros do MPF Andrey Mendonça, Blal Yassine Dalloul, Marcio Schusterschitz, Mônica Campos de Ré e Vladimir Aras, e pelo promotor de Justiça do MPDFT Luciano Ávila. Entre os temas discutidos estão o combate ao crime organizado, o projeto de novo Código de Processo Penal (CPP), a criação de uma legislação de internet e o papel dos Conselhos Nacionais do Ministério Público (CNMP) e de Justiça (CNJ).

A publicação terá renovação bimestral de seu conteúdo e será distribuída em edições com quantidade ilimitada de artigos. Uma equipe composta de membros do Ministério Público selecionará os textos que integrarão cada edição.

A ESMPU ressalta que as ideias e opiniões expressas no Observatório são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a posição da instituição.

Para colaborar com a publicação, os interessados poderão enviar seus artigos para o endereço observatorioesmpu@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para acessar o Observatório ESMPU.