Novo curso a distância ensina técnicas de pesquisa de informação jurídica

Aulas serão realizadas de 15 de setembro a 31 de outubro no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU. Estão disponíveis 150 vagas para servidores do Ministério Público da União. Buscas em bases de dados, legislação, doutrina e jurisprudência estarão entre os assuntos abordados.
publicado: 07/08/2014 17h27 última modificação: 31/03/2017 17h22

Estão abertas até as 12h do dia 21 de agosto as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Técnicas de pesquisa de informação jurídica para instrução processual”, na modalidade de educação a distância. As aulas serão realizadas de 15 de setembro a 31 de outubro no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

O objetivo é apresentar conceitos e técnicas de pesquisa de legislação, doutrina e jurisprudência, a fim de desenvolver a competência informacional necessária aos profissionais que trabalham com busca e recuperação de informação jurídica. A carga horária total é de 60 horas-aula.

Estão disponíveis 150 vagas para servidores do Ministério Público da União, sendo 66 para o MPF, 53 para o MPT, 25 para o MPDFT e seis para o MPM. Os interessados deverão inscrever-se no endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico.

O servidor deverá ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação às atividades do curso, além de possuir conhecimentos básicos de internet e contar com facilidade de acesso a computadores e a banda larga.

Entre os dias 15 e 19 de setembro, haverá curso de aprendizagem on-line, sendo facultativa a participação dos servidores que já cursaram esse módulo em outra atividade a distância promovida pela ESMPU.

Conteúdo – O treinamento contará com estudos introdutórios de pesquisa jurídica, além de aulas sobre características da informação jurídica e fontes de informação. Os mecanismos de busca na internet, as normas relativas às citações e referências das fontes de uma pesquisa e a legislação pertinente aos direitos autorais também estarão em discussão.

Servidores com 85% de participação mínima nas atividades definidas no plano de curso receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital de abertura de inscrições.