Novos membros do MPT participam do XI Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores do Trabalho

Promovida pela ESMPU, atividade contará com 30 participantes, aprovados no 18º concurso da carreira. Organizadas em módulos (teórico, de interlocução interinstitucional e com a sociedade civil e profissional), aulas serão ministradas em duas etapas presenciais e duas a distância.
publicado: 22/08/2014 17h01 última modificação: 31/03/2017 17h28

Após serem empossados na última terça-feira (19), os trinta novos procuradores do Trabalho, aprovados no 18º Concurso da Carreira do Ministério Público do Trabalho (MPT), iniciaram em Brasília o XI Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores do Trabalho (XI CIV-MPT). Promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), o XI CIV-MPT é um período de formação com o objetivo de ambientar os recém-ingressos com as áreas de atuação da instituição, o que auxiliará o desempenho de suas funções nas Procuradorias Regionais do Trabalho e nas Procuradorias do Trabalho nos Municípios.

Quem fez a abertura do curso foi o procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo. “O ingresso dos procuradores mostra o crescimento do MPT. É importante porque nos dá melhores condições para atender a sociedade”, argumentou. Para Laura Freire Fernandes, que atuará na Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Marabá, no Pará, a possibilidade de auxiliar na transformação da realidade social foi um dos motivos que a levou a escolher a carreira. “Espero contribuir para a consecução dos objetivos institucionais do MPT, atuando não apenas de forma repressiva, mas também na busca de alternativas para construir a consciência coletiva acerca da importância do respeito aos direitos trabalhistas”, afirmou.

A solenidade de abertura da atividade acadêmica contou ainda com a participação do diretor-geral da ESMPU, Carlos Henrique Martins Lima, do diretor-geral adjunto, Maurício Correia de Mello, da vice-procuradora-geral do Trabalho, Eliane Araque dos Santos, e do coordenador do XI CIV-MPT, Rafael Garcia Rodrigues.

Após o curso, parte dos procuradores passará a atuar nas Procuradorias Regionais do Trabalho (PRTs) do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Brasília, Campinas e Cuiabá. Os demais serão lotados em PTMs em Montes Claros (MG); Pelotas e Santo Ângelo (RS); Cáceres (MT); e Corumbá (MS).

O curso – Organizado em módulos (teórico, de interlocução interinstitucional e com a sociedade civil e profissional), o XI Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores do Trabalho (XI CIV-MPT) será dividido nas modalidades presencial e a distância, totalizando 360 horas-aula. Caso tenham interesse, os participantes poderão apresentar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o que acrescentará 60 horas à carga horária da atividade.

A primeira etapa presencial, iniciada esta semana em Brasília, segue até 3 de setembro. Entre 4 e 16 de setembro, os novos membros do MPT terão aulas na plataforma virtual de aprendizagem da ESMPU. De 17 de setembro a 3 de outubro, os recém-ingressos retornam à capital federal para a última fase presencial. O segundo período a distância será realizado entre 20 de outubro e 14 de novembro. O prazo para elaboração e apresentação de TCC segue até 17 de março de 2015.

Leia a programação completa.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Procuradoria-Geral do Trabalho