Notícias

Oficina discute liberdade de expressão e proteção do trabalho investigativo da mídia

Promovida pela Embaixada da Suíça, com apoio da ESMPU, do MPF e das Nações Unidas, atividade reunirá jornalistas, acadêmicas, governo e sociedade para analisar, entre outros temas, os desafios enfrentados pelos profissionais de comunicação na cobertura de questões polêmicas.
publicado: 03/11/2010 16h54 última modificação: 31/03/2017 17h22

Estão abertas até 12 de novembro as inscrições para a “Oficina Internacional sobre Jornalismo Investigativo – um diálogo sul-sul”, atividade promovida pela Embaixada da Suíça no Brasil e que conta com o apoio da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), da Assessoria de Cooperação Jurídica Internacional do Ministério Público Federal, da Secretaria de Comunicação Social da PGR e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O objetivo é analisar, de forma crítica, estruturas de governança necessárias à garantia da liberdade de expressão e à proteção jurídica para os jornalistas, principalmente nos trabalhos investigativos da mídia.

A oficina será promovida no dia 22 de novembro, na sede da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3), localizada na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2.020, em São Paulo (SP). Aos membros dos quatro ramos do MPU serão oferecidas 15 vagas exclusivas, sendo seis para o MPF, três para o MPT, três para o MPM e três para o MPDFT. A ESMPU custeará as despesas com transporte, hospedagem e alimentação aos participantes lotados fora da capital paulista.

Com carga horária de sete horas-aula, a atividade reunirá jornalistas, acadêmicos, representantes do governo e organizações da sociedade civil com interesse comum na promoção do jornalismo investigativo. A ideia é buscar uma melhor compreensão dos desafios enfrentados pelos profissionais da comunicação no dia a dia, ampliar o diálogo entre os países em desenvolvimento a respeito desse tema, promover a adoção de medidas de proteção legal e incentivar a cobertura, pela imprensa, de questões sociais delicadas.

A programação incluirá painéis temáticos sobre papel e responsabilidade do jornalismo investigativo na sociedade, liberdade de expressão, cobertura jornalística de questões sociais e polêmicas, experiências desenvolvidas nos países do sul, entre outros assuntos. Participam como palestrantes diversos profissionais da mídia e especialistas das áreas de comunicação e direito do Brasil e de países como Argentina, México, África do Sul e Catar.

Os interessados deverão inscrever-se pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A ESMPU informa que não certificará os participantes da oficina. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital completo e a programação.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300