Organizadores do TEDxESMPU dão detalhes da superprodução

“Suas únicas obrigações reais ao dar uma palestra são: ter algo de importante a comunicar e se mostrar autêntico a sua maneira.” (Chris Anderson, presidente do TED)
publicado: 24/08/2022 19h46 última modificação: 25/08/2022 13h48
Foto: Divulgação/ESMPU

Em 23 de novembro, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) vai receber um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo: o TEDxESMPU. Para tirar as dúvidas sobre como participar da conferência, a organizadora licenciada e assessora-chefe de Estratégia e Inovação da ESMPU, Lígia Maria Lopes Reis, e o coorganizador Caetano Tona explicaram os detalhes do evento nesta quarta-feira (24/8). Assista.

Tona explicou que o TED é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de disseminar ideias por meio de palestras curtas e impactantes, de até 18 minutos. O modelo surgiu em 1984, na Califórnia (EUA). Já o TEDx é um programa de eventos locais, organizado autonomamente. “A nossa curadoria é sobre ideias, e não sobre pessoas. A ideia é o ponto mais importante”, enfatizou.

Regras – Ele reforçou que não são permitidos conteúdos político-partidários, religiosos, pseudocientíficos, de autopromoção e de promoção de marcas. O mapa da curadoria, informou Tona, busca temas que contemplem equidade de gênero, representatividade geográfica e regional, diversidade LGBTQIA+ e representantes da comunidade acadêmica, da sociedade civil, da iniciativa privada, de órgãos governamentais, de povos originários e quilombolas e da comunidade internacional.

Reis explicou que a ESMPU foi aceita na categoria University, que geralmente é concedida a instituições que oferecem cursos de graduação. “Temos a responsabilidade de mostrar o que o Ministério Público faz bem-feito e ter consistência e seriedade para podermos sediar outras conferências. Para isso, é preciso atender a diversidade de temas. Queremos que a comunidade acadêmica explore esse espaço e todas as possibilidades que ele oferece”, acrescentou.

Inscrição, seleção e preparação – Em breve, serão divulgados dois editais: um para palestrantes (talkers) e outro para expositores. Os interessados em participar como talkers precisam preencher um formulário, descrever a ideia em até 280 caracteres, anexar um vídeo de até dois minutos e até cinco arquivos sobre a ideia. Os selecionados passarão por uma etapa de preparação. O Conselho Curador será responsável por avaliar o material enviado. Ainda em fase de constituição, o grupo será integrado por oito a dez pessoas, com distintas formações, olhar crítico e não pertencentes aos quadros do Ministério Público para um alcance global.

Para os expositores, serão aceitos projetos artísticos como pintura, fotografia, gravura, desenho, escultura, vídeo, espetáculo, instalação e performance; e projetos culturais como lançamentos de livro, rodas de conversa e saraus. Não poderão participar do processo seletivo pessoas jurídicas de direito privado com fins lucrativos.

Notícia relacionada

9.8.2022 – Tem uma ideia interessante e quer dividi-la com o mundo? Vem aí o TEDxESMPU