Papel das forças armadas na garantia da lei e da ordem é tema de curso

A atividade acontece entre os dias 16 e 18 de setembro, em Brasília. Com 14 horas/aula, o curso discutirá temas como o papel da Força Nacional no Brasil, os mecanismos de enfrentamento ao crime organizado, os delitos transfronteiriços, entre outros assuntos. As inscrições estão abertas até 2 de setembro.
publicado: 27/08/2009 12h25 última modificação: 31/03/2017 17h23

A ESMPU promove, entre os dias 16 e 18 de setembro, o curso de aperfeiçoamento “A participação das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem, pública ou interna”. Com 14 horas/aula, a atividade é voltada para membros e servidores do MPM. Participam também membros do MPF, do MPDFT e da Justiça Militar Federal, além de representantes de órgãos como Polícia Federal, Exército, Aeronáutica e Marinha. O curso acontece em Brasília e as inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 2 de setembro pela página da Escola na Internet.

O objetivo da atividade é promover o debate acerca de temas como políticas de segurança e suas tendências expansionistas, o papel da Força Nacional no contexto da segurança pública no Brasil, mecanismos de enfrentamento ao crime organizado, combate aos delitos transfronteiriços e ambientais, entre outros (confira a programação completa).

No total são 44 vagas. A ESMPU custeará a participação de seis membros do MPM lotados fora de Brasília. Três servidores do MPM lotados em outras cidades terão os custos de participação pagos pela Procuradoria Geral de Justiça Militar. Além dessas nove vagas, há oito vagas para membros do MPM lotados em Brasília e três vagas para servidores do órgão lotados em Brasília, sem custeio. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no link "Inscrições". A seleção será feita por sorteio eletrônico.

As demais vagas serão preenchidas por indicação, com eventuais custos de participação por conta dos interessados. Há três vagas para membros do MPF, três para membros do MPDFT, uma para a Justiça Militar Federal, uma para a Polícia Militar do DF, uma para representante do Departamento de Força Nacional, uma para a Polícia Federal, seis para oficiais do Exército, quatro para oficiais da Aeronáutica e quatro para oficiais da Marinha.

Mais informações sobre a atividade estão disponíveis no edital ou com a Central de Atendimento ao Usuário da ESMPU, no endereço cau@escola.mpu.mp.br.