Pesquisa avaliará competências para a solução de conflitos

Promovida em parceria com a Universidade Católica de Brasília, atividade vai analisar a atuação de membros dos quatro ramos e promover o desenvolvimento de habilidades para a resolução eficaz de situações de conflito. Inscrições para as 35 vagas disponíveis seguem até 9 de julho.
publicado: 09/06/2010 18h46 última modificação: 31/03/2017 17h27

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para membros dos quatro ramos do MPU interessados em participar da Pesquisa-ação “Avaliação e Desenvolvimento de Competências Conversacionais”. A iniciativa é uma promoção da ESMPU em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) e será realizada de forma colaborativa, ou seja, pesquisadores e professores da UCB acompanharão os participantes durante várias atividades de avaliação e capacitação.

O objetivo é analisar a atuação dos operadores do direito e desenvolver as chamadas competências conversacionais, voltadas à solução de conflitos. A ideia é avaliar e aperfeiçoar a habilidade de perceber situações complexas, distinguir códigos de linguagem dos interlocutores, escutar ativamente, expor e indagar de forma produtiva, lidar eficazmente com os conflitos etc.

A pesquisa terá duração de seis meses e será realizada na modalidade semipresencial, em ambiente virtual e intercalada com encontros presenciais. Outros seis meses serão dedicados à fase de análise da pesquisa. A ESMPU custeará as despesas com diárias e passagens relativas à participação nas conferências presenciais.

A atividade contará ao todo com quatro etapas, distribuídas entre agosto de 2010 e agosto de 2011. A primeira etapa tratará da avaliação das competências iniciais dos participantes, com aplicação de questionários. Na segunda fase, o grupo passará pela ação formativa “Introdução ao coaching ontológico”, que inclui leituras e exercícios práticos orientados. A terceira e a quarta etapas serão voltadas, respectivamente, às avaliações de reação e de resultado. Serão promovidas ainda três conferências presenciais com programação dividida em palestras, oficinas e sessões de coaching (trabalho que desperta a reflexão e o processo criativo com vistas ao aperfeiçoamento do aprendizado).

São oferecidas 35 vagas exclusivas para membros dos quatro ramos, sendo dez para o MPF, dez para o MPT, dez para o MPDFT e cinco para o MPM. As inscrições seguem até 9 de julho, pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A lista de candidatos selecionados será publicada em 15 de julho. Para confirmar participação, os inscritos deverão enviar termo de compromisso à ESMPU e, em seguida, efetivar matrícula na Universidade Católica de Brasília.

Participantes com, no mínimo, 75% de participação em todas as etapas receberão certificado emitido pela UCB. Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail cau@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital.

(Matéria alterada em 14/6/2010, devido a retificação no edital)