Pesquisa sobre competências para a solução de conflitos: inscrições reabertas

Membros dos quatro ramos terão até 4 de fevereiro para inscreverem-se nas dez vagas remanescentes da atividade, cujo objetivo é avaliar curso desenvolvido pela Universidade Católica de Brasília nas áreas de mediação de conflitos e interlocução com grupos sociais.
publicado: 31/01/2011 21h24 última modificação: 31/03/2017 17h29

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu até 4 de fevereiro inscrições para as vagas remanescentes da Pesquisa-ação “Interlocução com Grupos Sociais”, iniciativa inédita em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) que busca, com a participação de membros dos quatro ramos do MPU, desenvolver técnicas de mediação de conflitos. O objetivo é aprimorar competências de interlocução entre os mais diversos grupos sociais e representantes do Ministério Público, prioritariamente aqueles que atuam na primeira instância.

São dez vagas exclusivas para membros dos quatro ramos, sendo três para o MPF, três para o MPT, três para o MPDFT e uma para o MPM. Permanecem inscritos na atividade os candidatos que efetivaram e confirmaram o cadastro durante o primeiro período de inscrições.

Novo cronograma – A ESMPU também divulgou novo calendário para a atividade, que ocorrerá entre 12 de fevereiro de 2011 e março de 2012, na modalidade semipresencial. Serão 12 meses de trabalho, dos quais apenas seis terão a participação dos inscritos.

A programação contará com a avaliação das competências iniciais dos participantes e um curso desenvolvido pela UCB, voltado à introdução nas técnicas de interlocução e mediação de conflitos. As atividades combinarão aulas em ambiente virtual de aprendizagem e três encontros presenciais em Brasília. Na fase presencial, as pessoas lotadas fora da capital federal terão as despesas com transporte, hospedagem e alimentação custeadas pela ESMPU.

Nos seis meses seguintes, a pesquisa será conduzida pelos técnicos da UCB, responsáveis pelas avaliações de reação e de impactos, isto é, a chamada “fase de análise de dados”, que acontecerá entre setembro de 2011 e março de 2012. Com os resultados em mãos, os pesquisadores verificarão se a metodologia proposta é válida e se pode ser aplicada a treinamentos futuros.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. O resultado da seleção será publicado a partir das 16h do dia 4 de fevereiro. A ESMPU emitirá certificado a quem tiver participação integral em todas as etapas, conforme os critérios de avaliação estabelecidos no início de cada fase da pesquisa.

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail pesquisa_adcc@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital.