Pesquisa sobre competências para a solução de conflitos: inscrições prorrogadas

Devido a retificação no edital, os interessados terão até 16 de agosto para inscreverem-se na atividade, cujo objetivo é avaliar curso desenvolvido pela Universidade Católica de Brasília na área de mediação de conflitos. São ao todo 35 vagas para membros dos quatro ramos.
publicado: 13/07/2010 18h08 última modificação: 31/03/2017 17h18

O edital da Pesquisa-ação “Avaliação e Desenvolvimento de Competências Conversacionais” passou por revisão e foi relançado esta semana. Além do título – Pesquisa-ação “Interlocução com grupos sociais” –, houve mudança no calendário de realização da atividade e abertura de novo prazo de inscrição. Os interessados terão até 16 de agosto para inscreverem-se.

Os demais itens do edital, como número de vagas e procedimento de inscrição, ficam inalterados. A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) informa que as pessoas inscritas até 9 de julho permanecem cadastradas para participar da atividade.

A iniciativa é inédita e busca, com a participação de membros dos quatro ramos do MPU, desenvolver, em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), técnicas de mediação de conflitos. O objetivo da capacitação é aprimorar competências de interlocução e mediação dos representantes do Ministério Público, prioritariamente aqueles que atuam na primeira instância, com os mais diversos grupos sociais. A ESMPU oferece 35 vagas exclusivas para membros dos quatro ramos, sendo dez para o MPF, dez para o MPT, dez para o MPDFT e cinco para o MPM.

Serão 12 meses de trabalho, dos quais apenas seis terão a participação dos inscritos. Entre 21 de setembro de 2010 e 24 de março de 2011, os membros participantes farão o curso desenvolvido pela UCB, voltado à introdução nas técnicas de interlocução e mediação de conflitos. As atividades serão ministradas na modalidade semipresencial, que combina aulas em ambiente virtual de aprendizagem e três encontros presenciais. Na fase presencial, as pessoas lotadas fora da capital federal terão as despesas com transporte, hospedagem e alimentação custeadas pela ESMPU.

Nos seis meses seguintes, a pesquisa será conduzida pelos técnicos da UCB, responsáveis pelas avaliações de reação e de impactos, isto é, a chamada “fase de análise de dados”, que acontecerá entre 25 de março e 23 de setembro de 2011. Com os resultados em mãos, os pesquisadores verificarão se a metodologia proposta é válida e se pode ser aplicada a treinamentos futuros.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. O resultado da seleção será publicado em 17 de agosto. Para confirmar participação, os selecionados deverão enviar termo de compromisso à ESMPU e, em seguida, efetivar matrícula na Universidade Católica de Brasília.

Participantes com, no mínimo, 75% de participação no treinamento receberão certificado emitido pela UCB. Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail cau@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital.