Plano de Atividades 2009: Conselho Administrativo analisará propostas

Ao todo foram enviadas 214 sugestões de cursos e atividades de extensão. Serão aprovados os projetos com programação acadêmica relevante para o MPU e público majoritário composto de membros de qualquer dos ramos ou de servidores do órgão.
publicado: 05/12/2008 16h27 última modificação: 31/03/2017 17h19

O Conselho Administrativo da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) reúne-se no próximo dia 9 para analisar as 214 propostas enviadas por membros e servidores para comporem o calendário de atividades acadêmicas do próximo ano. Os projetos aprovados farão parte do Plano de Atividades 2009.

Antes de serem submetidas ao Conselho, as sugestões passaram por avaliação técnica quanto à consistência acadêmica e à viabilidade administrativa e financeira e foram analisadas pelos coordenadores de ensino dos quatro ramos do MPU. Para serem aprovados, os projetos deverão conter programação acadêmica relevante para o MPU e público majoritário integrado por membros de qualquer dos ramos ou por servidores do órgão.

Foram recebidas ao todo 89 sugestões do MPF, 58 do MPT, 18 do MPDFT e 49 da própria Escola. São 131 cursos de aperfeiçoamento, 42 simpósios, 21 congressos, 10 oficinas, quatro cursos de especialização, quatro seminários e dois cursos de pós-graduação lato sensu. Membros dos três ramos citados enviaram ao todo 93 propostas e servidores do MPU, mais de 70.

Entre os temas sugeridos estão direito ambiental e aquecimento global, criminalidade e ordem urbanística, direitos humanos e discriminação no trabalho, temas atuais e controversos de direitos fundamentais. Das 49 atividades apresentadas pela ESMPU fazem parte cursos de aperfeiçoamento que envolvem assuntos como técnicas de relacionamento com a imprensa, cooperação jurídica internacional, combate à corrupção, mediação e composição de conflitos, estágio de inteligência e combate à pedofilia.

Os projetos aprovados poderão passar por adequações em função de disponibilidade orçamentária ou de necessidade de ajustes técnicos. Qualquer alteração será submetida a novas análises e à deliberação do Conselho Administrativo.