Plano de Atividades do primeiro semestre de 2021 já está disponível para consulta

Estão programadas cerca de 100 atividades acadêmicas que, em razão da pandemia de Covid-19, ocorrerão na modalidade a distância
publicado: 04/03/2021 18h52 última modificação: 04/03/2021 18h52
Ilustração

Já está disponível para consulta o Plano de Atividades (PA) da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) referente ao primeiro semestre de 2021 (clique aqui). Para este período, foram aprovadas pelo Conselho Administrativo (CONAD) da instituição 93 atividades acadêmicas que, em razão da pandemia de Covid-19, acontecerão na modalidade a distância, nos seguintes formatos: curso de aperfeiçoamento assíncrono (aulas gravadas) e síncrono (aulas ao vivo); e seminário online (ao vivo e gravado).

De acordo com o planejamento, estão programados 63 cursos em EaD síncronos, 11 em EaD assíncronos, 18 seminários e 1 especialização em EaD. As temáticas versam sobre impactos ambientais, combate ao crime organizado, análise econômica do Direito, Direito do Trabalho, exploração sexual de crianças e adolescentes, colaboração premiada, direitos fundamentais, cooperação internacional, Direito Penal, trabalho escravo, democracia, crimes militares, Lei de Segurança Nacional, trabalho infantil, acordos de não persecução penal, improbidade administrativa, Lei Geral de Proteção de Dados, Direito Antidiscriminatório, controle da Administração Pública, tráfico de pessoas, licitação e contrato, planejamento e gestão, entre outros.

As atividades foram propostas por membros e servidores do MPU, entre novembro e dezembro do ano passado. As Coordenações de Ensino dos ramos (MPF, MPT, MPM e MPDFT) coletaram as sugestões relacionadas às atividades finalísticas para uma primeira análise. Posteriormente, o colégio de coordenadores avaliou todos os temas, e aqueles com parecer favorável foram enviados para deliberação do CONAD. As iniciativas das atividades-meio foram elaboradas por representantes das áreas de Gestão de Pessoas dos ramos e da ESMPU.

As capacitações objetivam o contínuo aperfeiçoamento de membros e servidores para uma atuação profissional e eficaz, com vistas ao cumprimento de suas funções institucionais.

Programação - O Plano de Atividades 2021 pode ser acessado por meio do Portal da ESMPU (http://escola.mpu.mp.br/), menu “Atividades Acadêmicas”/Plano de Atividades/Programação 2021. No sistema, constam 71 atividades cadastradas. As demais compõem o Programa do Laboratório de Inovação e Aprendizagem (InovaEscola) e só serão lançadas posteriormente.

A página contém informações sobre período de realização, público-alvo e breve descrição dos objetivos e do conteúdo. Além disso, há opções de pesquisa por tipo, ramo, público-alvo e mês de previsão de realização. Os usuários cadastrados no sistema de inscrições da ESMPU poderão selecionar, a qualquer momento, as atividades que são de maior interesse, por meio da função “Favoritos”.

Ressalta-se que a oferta da atividade acontece mediante edital e as datas podem sofrer alterações.