Notícias

Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 é submetido para avaliação do MEC

Documento vincula estrategicamente as ações de ensino, pesquisa e extensão para que a Escola possa voltar sua atuação também para a produção científica e interdisciplinar
publicado: 02/12/2019 15h08 última modificação: 02/12/2019 15h14
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) submeteu nesta sexta-feira (29/11) o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 para avaliação do Ministério da Educação (MEC). O documento, que vincula as ações de ensino, pesquisa e extensão, foi aprovado pelo Conselho Administrativo (CONAD) da Escola e norteará as propostas do Plano Anual de Atividades, dos próximos cinco anos, a fim de que, para além de uma atuação técnica, a ESMPU possa se voltar também para a produção científica e interdisciplinar.  

A integração entre ensino, pesquisa e extensão se dará a partir dos programas acadêmicos. A instituição também vai fomentar pesquisas interinstitucionais e interdisciplinares, inclusive com cooperação internacional. Já para a extensão, pretende-se instituir programas interdisciplinares sistematizados e permanentes ao invés de ações pontuais. A proposta defende que as iniciativas de extensão fomentem maior interlocução do MPU com a sociedade. 

Segundo o diretor-geral, João Akira Omoto, o novo PDI foi encaminhado ao MEC já com a revisão dos principais normativos que regem a ESMPU: o Estatuto, o Regimento Interno e o Regulamento Acadêmico. Outros dois regulamentos (o de pesquisa e o de pós-graduação) estão em fase de conclusão e serão encaminhados para deliberação do CONAD ainda em dezembro. “Foi um processo participativo e desafiador. Por uma exigência do próprio MEC, constatada no processo de credenciamento em 2016, a ESMPU mudou seu perfil, passando de uma Escola voltada ao aperfeiçoamento interno para uma instituição acadêmica de produção cientifica”, ressaltou. 

PDI O PDI 2020-2024 é uma exigência do MEC e caracteriza-se como um dos requisitos para a oferta de cursos pós-graduação lato sensu. O documento funciona como um planejamento estratégico, orientador da oferta acadêmica e da gestão administrativa.  

É no PDI que estão estabelecidas a missão e as estratégias para atingir metas e objetivos institucionais. A intenção é de que essas metas e esses objetivos reflitam o papel do MPU na sociedade brasileira e estejam alinhadas com os planejamentos estratégicos dos quatro ramos (MPF, MPT, MPM e MPDFT).   

Saiba mais sobre o PDI 2020-2024.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300