Práticas de investigação e formulação de denúncias é tema de curso da ESMPU

Com 25 vagas, atividade acontece entre os dias 1º e 3 de junho e é voltada para membros do MPF e do MPDFT. Interessados podem se inscrever até 25 de abril.
publicado: 14/04/2016 13h31 última modificação: 31/03/2017 17h22

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o curso presencial “Práticas de Investigação e Formulação de Denúncias”, voltado para membros do MPF e do MPDFT. A atividade acontece entre os dias 1º e 3 de junho em Brasília.

O objetivo é capacitar os membros em técnicas de investigação, elaboração de denúncias e estratégias de imputação para a obtenção de resultados efetivos na persecução penal. Os interessados poderão se inscrever no curso até as 12h do dia 25 de abril pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção será por sorteio eletrônico.

Estão sendo oferecidas 25 vagas: 22 para membros do MPF e três para membros do MPDFT. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Com 16 horas-aula, o conteúdo do treinamento vai abordar, entre outros tópicos: identificação das dificuldades na investigação direta por parte do MP; técnicas de investigação e aplicação dos resultados obtidos; problemas concernentes à tipificação dos crimes contra o Sistema Financeiro e lavagem de ativos; construção de uma metodologia de imputação; questões controvertidas, sob aspecto doutrinário e jurisprudencial e métodos de solução destas questões; aspectos mais controvertidos na investigação dos crimes de corrupção; construção de metodologia de investigação e oferecimento de denúncia.

As aulas serão ministradas pelos procuradores da República Diogo Castor de Mattos, Roberson Pozzobon e Vanessa Cristhina Zago Scarmagnani e pelo procurador Regional da República João Francisco Bezerra de Carvalho.

Para aqueles com lotação fora de Brasília, a Escola irá custear hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas. Para receber certificado é necessário, no mínimo, 85% de frequência.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital completo