Notícias

Professor da FGV comenta o papel do Estado na preservação da economia em tempos de pandemia

Jorge Boucinhas Filho afirmou que medidas extremamente liberais não ajudam na superação da crise econômica
publicado: 29/05/2020 17h51 última modificação: 29/05/2020 20h26
Ilustração com foto

Ilustração com foto

O doutor em Direito do Trabalho e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho foi o convidado dessa semana em mais um episódio da série “Diálogos Interdisciplinares – a pandemia do Coronavírus”. Na visão de Boucinhas, a participação do governo brasileiro na manutenção das atividades econômicas e nas relações trabalhistas é essencial para superar a crise. A entrevista, concedida em inglês, foi conduzida pelo diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto. Clique para assistir (a entrevista não possui legenda com tradução).

Segundo o professor, o governo, no início da pandemia, optou por adotar uma política mais liberal diante da crise econômica. Mas, após receber duras críticas e reavaliar o cenário, mudou o posicionamento e passou a investir em subsídios para ajudar empresas e trabalhadores no enfrentamento do problema. “Eles perceberam que, nesse momento de crise, ser extremamente liberal não ajudaria e optaram por participar, tentando ajudar na manutenção das atividades econômicas, apesar de todas as restrições existentes”, afirmou.

Para ele, entre as principais medidas econômicas implementadas pelo governo para a redução dos impactos da crise estão a suspensão temporária dos contratos de trabalho e o auxílio emergencial concedido a trabalhadores informais. “Para retomarmos a economia, nós precisamos ter trabalhadores e empresas em condições de restabelecerem o mercado de consumo, pagando impostos e taxas”, frisou.

Série “Diálogos Interdisciplinares – a pandemia do Coronavírus”

Promovidos pela ESMPU, os encontros virtuais buscam fomentar a discussão, o debate e a reflexão sobre aspectos jurídicos, sociais e econômicos das medidas tomadas para combater a pandemia do coronavírus no Brasil e no mundo.

Lançada no final de março, a série conta com a participação de acadêmicos, especialistas, economistas e juristas. Confira os episódios já disponibilizados aqui.

 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300