Notícias

Programa de Idiomas da ESMPU vai oferecer curso regular de inglês presencial

O programa está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 e visa à preparação de membros e servidores do MPU para a atuação em foros internacionais
publicado: 27/01/2020 12h21 última modificação: 27/01/2020 12h22
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) vai oferecer, em 2020, curso regular de inglês presencial para membros(as) e servidores(as) do MPU que utilizam a língua inglesa para atuação profissional em cenário internacional. A previsão é que sejam realizadas quatro turmas: uma em Brasília (DF) e as demais nos Centros de Apoio em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).  

O treinamento presencial tem 34 horas-aula por semestre, sendo duas semanais (10h às 11h40). As aulas do primeiro semestre iniciam em março e vão até junho; a do segundo, começam em agosto e terminam em novembro.   

Além da atividade presencial, a ESMPU vai oferecer oito turmas de inglês jurídico em EaD (quatro cursos ministrados duas vezes), com 30 vagas cada e 30 horas-aula. As capacitações serão desenvolvidas em quatro áreas temáticas: jurídica, criminal, Direitos Humanos e trabalhista.  

As atividades estão inseridas no “Programa de Idiomas” e foram aprovadas pelo Conselho Administrativo (CONAD), na última quinta-feira (23/1). O programa faz parte das ações do Plano de Internacionalização da ESMPU previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024, que visa a instituição de Política Linguística por meio da oferta permanente de ensino de idiomas.  

Além de capacitar membros e servidores, o Programa de Idiomas pretende estimular a produção científica, em linha com o eixo transversal de internacionalização.  

Ano letivo 2020 - A ESMPU iniciará oficialmente o ano letivo 2020 em 2 de março. Para este ano, estão previstas 257 atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a oferta de cerca de 12 mil vagas. As presenciais acontecerão nos cinco Centros de Apoio – São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Recife (PE) – e na sede da instituição, em Brasília (DF), já no novo prédio. Confira o Plano de Atividades 2020.  

Neste ano, as atividades foram organizadas em torno de programas acadêmicos. No total, são 17 programas: Ministério Público resolutivo: consensualidade, processo e procedimento;  governança, gestão e inovação; corrupção, improbidade e criminalidade; vulnerabilidades e inclusão social; gênero, raça e não discriminação; diálogos democráticos; Direitos Humanos, memória e políticas de reparação; consumo, meio ambiente e sustentabilidade; promoção do trabalho decente; o futuro do trabalho; idiomas; internacionalização do Direito; criminalidade e persecução penal; tortura, violência e privação de liberdade; migrações, refúgio, trabalho escravo e tráfico de pessoas; movimentos e organizações sociais e sindicais; e formação de docentes.  

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300